icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Teatro de fantoches sobre o Aedes aegypti conscientiza estudantes em Curvelo

on 11 Outubro, 2017

Com o intuito de alertar a população Curvelana sobre os malefícios causados pelo Aedes aegypti, bem como as práticas que devem ser adotadas para combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, a Secretaria Municipal de Saúde de Curvelo, através do Setor de Educação em Saúde, tem intensificado as ações de mobilização no combate ao mosquito em toda a cidade.

O teatro tem grande abrangência, sendo capaz de reproduzir para o público os comportamentos do cotidiano que são eficazes no combate ao Aedes aegypti, que é um dos grandes desafios para a saúde pública no Brasil.

O público infantil é bastante eficaz como receptor de mensagens. Uma das ações de mobilização, promovidas pelo Setor de Educação em Saúde, que tem despertado grande interesse por parte das crianças é apresentação de peças teatrais com a temática “Combate ao Aedes aegypti”.

A peça teatral, apresentada pelos Educadores em Saúde, retrata de forma bem humorada a proliferação do mosquito Aedes aegypti na casa da Vovó Bizantina, que não cuidou do seu domicílio, deixando vários depósitos com água espalhados pelo quintal, o que acabou na transmissão da dengue para a sua netinha.

Além de divertir as crianças, o teatro tem principalmente a intenção de levar informações sobre as formas de prevenção da doença. De maneira lúdica, os bonecos também fazem demonstrações de como combater os criadouros. A ideia é que elas contribuam na “fiscalização” dos adultos nas ações contra a doença.

Simultaneamente, o teatro de fantoche, dentro do Projeto Saúde na Escola, percorrerá várias Instituições de Ensino, levando informações às crianças.
Segundo o Coordenador do Setor de Educação em Saúde, Albany de Souza, que idealizou a ação, a ideia é que as crianças possam ser interlocutoras e transmitam aos pais todo o conhecimento apreendido.
Segundo Irany Augusta, diretora do Pré Escolar Criança Feliz, que já recebeu a ação, as crianças também realizaram atividades com os professores dentro da sala de aula e ainda fizeram visitas nas residências próximas à escola alertando aos moradores sobre as ações que devem ser adotadas dentro do imóvel para conter o avanço do mosquito.

Ao longo de todo o ano, a Vigilância Ambiental/SMS desenvolve estratégias para combater de forma efetiva os focos e criadouros do mosquito; visitas domiciliares, monitoramento das armadilhas, controle químico e mecânico em todos os imóveis da cidade, visitas regulares aos P.Es (Pontos Estratégicos), mutirões de limpeza, dentre outras ações.

As atividades são estruturadas e promovidas em todo o município visando conter a proliferação do vetor e reduzir a transmissão de doenças.

É a Prefeitura de Curvelo de mãos dadas com a população Curvelana no combate ao Aedes aegypti.

#participe #mobilizeSeuVizinho #união #equipe #saúde #Curvelo #Aedesaegypti