icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Nós somos o trânsito - Ação realizada no município de Piedade do Rio Grande/MG

on 10 Julho, 2018

COSEMS Regional: SÃO JOÃO DEL REI

Nós somos o trânsito

Em uma grande parceria entre ESF “Dona Zainha”, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e a Escola Municipal Gabriel de Rezende Passos, foi realizado no dia 13 de junho de 2018, no bairro Jardim, no município de Piedade do Rio Grande, a ação social: Nós somos o trânsito.

A proposta do evento foi chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no município e em todo o país. O foco do evento foi colocar em pauta assuntos importantes como a segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo a comunidade local, os alunos da Escola Municipal Gabriel Rezende Passos e os profissionais de saúde do município.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Ailda Sônia, o envolvimento dos alunos da escola e da comunidade é de fundamental importância, pois propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações além de ser um grande estímulo a todos os condutores de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas, bicicletas e até mesmo, os pedestres a optarem por um trânsito mais seguro.

Os alunos da Escola Gabriel Rezende trabalharam sobre o tema em sala de aula e elaboraram folders para serem distribuídos aos pedestres e condutores do evento e puderam através dos seus desenhos, transmitir mensagens de alerta, estimulando atitudes voltadas à necessidade da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.

Dicas importantes para que os pedestres possam garantir um convívio pacífico no trânsito: * Tenha atenção ao se deslocar. * Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua e atravesse sempre na faixa. * Evite o uso de celular enquanto cruza a rua. * Se estiver usando fone de ouvido é preciso redobrar a atenção. * Ao caminhar pelas calçadas procure ficar o mais longe possível do meio fio. * Tome cuidado ao descer de veículos. O ideal é que você não o faça no meio da rua. * Peça ao motorista para encostar o veículo para você desembarcar com segurança. * Verifique pelo retrovisor se não há nenhum outro carro ou moto vindo em sua direção e só depois abra a porta. *Faça a sua parte para garantir a segurança no trânsito. Um trânsito mais seguro é bom para todos! 

 

111


Autor da foto: Diana Maria Vale de Oliveira