icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Encontro Macrorregional Centro Sul para atualização da Febre Amarela em Minas

on 29 Janeiro, 2018

Aconteceu na manhã do dia 17/01/2018, na Pousada Pequena Tiradentes, na Cidade de Tiradentes o Encontro Macrorregional Centro Sul para atualização da Febre Amarela em MG.

A convite das regionais de saúde, estiveram presentes gestores, coordenadores da atenção primária, enfermeiros e coordenadores de endemias.

Rodrigo Fabiano do Carmo Said, Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde do Estado de Minas Gerais conduziu a apresentação da atual situação da febre amarela silvestre em Minas Gerais:
Em 2016/2017 foram 475 casos confirmados de febre amarela em humanos, 313 obtiveram cura e 162 foram a óbito.

De julho de 2017 até o atual momento, nós tivemos em Minas Gerais 104 municípios que detectaram ocorrência de epizootia, sendo destes confirmadas epizootias em 21 municípios mineiros, dentre eles municípios da Região de Barbacena e São João Del Rei.
Os Dirigentes das Regionais de Saúde de Barbacena e São João Del Rei alertam que existindo a circulação do vírus de febre amarela silvestre é importantíssimo a vacinação. Informado que não existe confirmação da doença em humanos nessas regiões, ainda assim a vacina é garantia para não adquirir a doença.

Foi apresentado o fluxo de atendimento tendo o SAMU como aliado, informado a necessidade de notificações em tempo hábil, apresentado o Manejo Clinico e enfatizado a importância dos municípios em sensibilizarem a população a vacinarem, houve uma roda de conversa entre os participantes que tiveram duvidas sanadas e estratégias a serem realizadas nos territórios para que se consiga o maior índice de pessoas vacinadas possível.