icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Palestra “Resíduos de Serviços de Saúde” em Resende Costa

on 11 Outubro, 2017

A Vigilância Sanitária (VISA), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde de Resende Costa, convidou os responsáveis por drogarias, farmácias, salões de beleza, estúdios de tatuagem, consultórios odontológico, clínicas veterinárias, casas agropecuárias, dentre outros, para a palestra "Resíduos de Serviços de Saúde".

A palestra foi ministrada pela Engenheira Ambiental Alcylane Caldeira, no dia 29 de setembro de 2017, no Centro Pastoral Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França.

A palestra teve como intuito abordar sobre a legislação, o manejo, as responsabilidades e as penalidades envolvendo Resíduos de Serviço de Saúde (RSS), além da importância do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

No ato da inscrição da palestra houve a distribuição da Cartilha “Segregação dos Resíduos de Serviços de Saúde” elaborada pela Engenheira Ambiental Eugênia Moreira dos Santos.

Segundo a RDC 306/2004, todo o estabelecimento gerador de RSS é responsável pelo seu correto gerenciamento, atendendo às normas e exigências legais, desde o momento de sua geração até a sua destinação final. Além disso, esses estabelecimentos devem elaborar um PGRSS baseado nas características dos resíduos gerados.

Fábio Roberto Ferreira, coordenador da VISA de Resende Costa, destacou que foi esclarecido na palestra que é dever de cada estabelecimento gerador o descarte correto dos resíduos.