icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Projeto "Luto pela Vida" de Santa Cruz de Minas

on 12 Julho, 2017

As Famílias de Santa Cruz de Minas que perderam seus filhos, agora contam com o projeto social "Luto pela Vida". Idealizado pela agente comunitária de saúde, Janaína Peixoto, junto à psicóloga do NASF, Lívia Guimarães, que através de terapia em grupo, tratam e ajudam os pais a superar o luto e seguir em frente.

A ideia do projeto surgiu através de visitas que a agente de saúde realizava nas casas dessas famílias, apos sentir a necessidade de um apoio psicológico, ela resolveu ajudar não só uma mãe, mais sim todas as famílias que viviam do mesmo problema. Atualmente o projeto é realizado no bairro Porto Real, que já ajuda sete famílias.

O programa conta com a terapia em grupo e acompanhamento individual com a psicóloga em caso de necessidade. O primeiro encontro foi no dia 23 de junho, e segundo a ACS Janaína Peixoto, foi muito produtivo onde as famílias conseguiram externar suas dificuldades e anseios. A reunião acontece quinzenalmente e já tem data marcada para o próximo dia 14/07, no PSF 1 Bandeirantes, às 19h.