icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas
         

Profissionais da saúde do município de Lassance recebem treinamento do SAMU

on 09 Setembro, 2019

A equipe do SAMU Macronorte realizou no domingo (07/07), no Memorial Carlos Chagas e no Centro de Saúde do município de Lassance, uma capacitação em Suporte Básico de Vida (BSL) e Suporte Avançado de Vida (ACLS) para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas que transportam pacientes, com o objetivo de habilitar os servidores municipais da saúde para atendimentos emergenciais.

Durante a capacitação, 25 profissionais que participaram de aulas práticas e técnicas de primeiros socorros para atendimentos diversos como paradas cardiorrespiratórias, ressuscitação cardiopulmonar, desfibrilação com o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). Também foram ministradas técnicas de reconhecimento de obstrução de vias aéreas superiores e tratamento, além de abordagens corretas à pacientes com arritmias letais e tratamento inicial do infarto agudo miocárdio e suas complicações.

IMG 01IMG 04IMG 05

Para o Enfermeiro do SAMU, Tiago Guimarães Gomes Lassance vem se destacando na saúde. “Ficamos envaidecidos de encontrar uma sala de urgência tão bem montada, como esta, onde os profissionais da saúde podem dar todo o suporte básico para um paciente. Em poucos municípios no Norte de Minas, temos estruturas como estas”, conclui.

Douglas Nunes de Araújo é um dos motoristas que transporta pacientes para tratamentos nos grandes centros e aprovou a capacitação. “Este curso é de extrema importância, inclusive para a nossa categoria, pois precisamos estar preparados tanto para auxiliar os médicos e socorristas, quanto para socorrer alguém em casos de necessidade. A capacitação colaborou tanto para meu serviço, quanto para a minha vida particular, pois tenho crianças em casa e aprendi técnicas que não conhecia. Agradeço e parabenizo ao Prefeito, ao Secretário de Saúde Atlos Cácio, e à Lucilene por nos proporcionarem este treinamento” conclui.

O enfermeiro, Álvaro Jader de Souza Silva afirmou que o treinamento desenvolveu em todos, uma visão crítica e sistêmica de todo o processo de atendimento, devido às atualizadas diretrizes que foram aplicadas. “Simulações de situações, abordagem de vítimas e técnicas utilizadas, principalmente onde o primeiro socorro somos nós, é de grande valia! Esta qualificação nos possibilita oferecer da melhor maneira possível, um atendimento de qualidade para a população,” afirma o enfermeiro.

IMG 03IMG 06IMG 07

O município de Lassance vem avançando com investimentos diferenciados na saúde, oferecendo à população uma sala de emergência bem estruturada e preparada para atendimentos diversos de urgência e emergência e agora, conta com profissionais ainda mais capacitados para a melhoria do atendimento a população.

IMG 02