icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Aplicação de UBV (Fumacê) é mais uma estratégia no Controle do Aedes Aegypti em Várzea da Palma

on 06 Fevereiro, 2019

A Prefeitura Municipal de Várzea da Palma por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, está utilizando desde o dia 16 de janeiro de 2019, o Ultra Baixo Volume (UBV-Fumacê) durante toda a semana no período da manhã, tarde e noite (5hs às 11hs e de 17 às 23hs), nos bairros, empresas e povoados para auxiliar no controle do vetor Aedes Aegypti no município.

A ação foi acordada com o Estado que cedeu o veículo com o equipamento acoplado. O Fumacê está sendo coordenado pela Referência Técnica do Estado e aplicado por profissionais capacitados do próprio município. O equipamento é eficiente no momento de epidemia de casos de dengue e as normas técnicas de seu uso, são seguidas de acordo com as condições climáticas e os horários adequados na eficácia da ação.

A decisão de solicitação do UBV foi tomada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Aedes após detecção do aumento de casos prováveis de Dengue. O município apresentava uma taxa de incidência acima de 300 casos/100.000 habitantes e a classificação de alta incidência de Dengue, acumulada nas últimas quatro semanas.

De acordo com dados epidemiológicos, o município se encontra em alto risco para as doenças transmitidas pelo Aedes, já que o último LIRAa apresentou um resultado de 6,1%, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%. A utilização do UBV é recomendada em casos de infestação, para redução dos alados (mosquitos adultos voando) para que os mesmos não coloquem seus ovos nos criadouros existentes.

Por isso, a necessidade de ações conjuntas entre os setores da Saúde, limpeza urbana e a população na eliminação dos potenciais criadouros do vetor. Visto que, não basta eliminar o mosquito adulto, deve-se eliminar seus criadouros. A Vigilância em Saúde alerta a população para fiquem atentos aos seus quintais e eliminem todo e qualquer recipiente que possa acumular água.

A Dengue é uma doença que pode matar e a responsabilidade na ação de enfrentamento ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti é de todos.

 

fumace1

Autor da foto: Silvio Nunes