icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Município de Várzea da Palma realiza o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) em 2019

on 06 Fevereiro, 2019

A Equipe de Vigilância em Saúde do Município de Várzea da Palma, através da Equipe de Vigilância Ambiental, ciente da importância do seu papel perante a população no combate a proliferação do vetor Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, realizou entre os dias 08 e 10 de janeiro de 2018, o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa).

lira1lira5

O levantamento foi realizado pelos Agentes de Endemias, com o objetivo de identificar os principais criadouros do mosquito nos bairros com o índice de infestação mais alta e no Município. No levantamento realizado no ano de 2018, foi apresentado um índice de 8,2%, o que significa um alto risco, o que deixa o munícipio em situação de alerta, pois de acordo com o Ministério da Saúde o índice preconizado deve ser menor que 1%.

Os dados colhidos nesse ano apontaram que os potenciais criadouros do Aedes Aegypti, continuam dentro das residências, em depósitos localizados ao nível do solo, tais como, tambores, tanques, manilhas e caixas d’água descobertas, além de vasos de plantas, bebedouros de animais, lixos descartados nos quintais e lotes vagos e garrafas vazias acondicionadas de forma incorreta. 

A partir das informações obtidas no levantamento, estão sendo realizadas diversas atividades, como tratamento focal nos domicílios onde foram encontrados focos positivos e raios de bloqueio com aspersão de inseticida (fumacê), nos quarteirões com focos positivos, blitz educativa nos principais pontos da cidade, intensificação do projeto Plástico reciclado = Pão Garantido, dentre outras. 

lira2lira3lira4

Novamente ficou comprovada a importância da realização do LIRAa no município, pois através deste instrumento o setor de Vigilância em Saúde obtém ferramentas e dados que auxiliam no planejamento de ações e medidas rápidas de controle do vetor Aedes Aegypti, no combate às arboviroses como a Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Receba bem o seu Agente de Endemias e seu Agente comunitário de Saúde, eles são nossos aliados nesta luta. A população é peça fundamental no combate ao Aedes, por isso, faça sua parte! Mantenha o Aedes longe da sua residência, pois com Aedes não se Brinca.


Autor da foto: Reginaldo Leite