icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Município de Várzea da Palma realiza reunião técnica para planejamento das ações de controle das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti

on 26 Novembro, 2018

A Prefeitura Municipal de Várzea da Palma, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação da Vigilância em Saúde e Atenção Primária em Saúde, realizou no dia 13 de novembro de 2018, uma reunião técnica para o planejamento das ações de controle das Arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti (Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela urbana), visando o período sazonal 2018/2019.
Foram discutidas diversas pautas relacionadas à Vigilância, fluxos assistenciais, controle vetorial e ações de prevenção para subsidiar a elaboração do Plano de Contingência Municipal, com o objetivo de alinhamento técnico entre os profissionais municipais. Participaram da reunião representantes de diversos seguimentos, a Coordenadora da Comissão de Infecção Hospitalar, Laís Cristina Guimarães e Silva, a Superintendente de Atenção Primária a Saúde, Ana Carolina Carvalho de Moura Albano, o Superintendente de Atenção Hospitalar, André Luiz Amaral Vomlel, o Analista Educacional, Antelmo Caetano de Paula, o Diretor de Comunicações e Eventos, Reginaldo Fernandes, o Diretor de Limpeza Urbana, Alemar Rabelo, a Enfermeira Coordenadora do Pronto Atendimento Municipal, Pricilla Pauline, o Agente administrativo do Hospital Municipal, Denerson Emerich, as Gerentes das Unidades Básicas de Saúde, Sandra Márcia Waldolato e Rejane Lucena, as Referências Técnicas do Estado da Gerência Regional de Saúde de Pirapora, Adailson de Oliveira Santos e Carlos Alberto Gonçalves Pereira.
A reunião ainda contou com a participação dos profissionais da equipe de Vigilância em Saúde, os supervisores de Endemias, representante do laboratório, educadores em Saúde, Referências Técnicas da Epidemiologia, dentre outros.
A reunião foi ministrada pela Coordenadora de Vigilância em saúde, Eliane F. Lima de Almeida que apresentou o Plano de Contingência Municipal de Controle das doenças transmitidas pelo Aedes. Durante a apresentação, Eliane aderiu às propostas levantadas pelos presentes e as inseriu no Plano.
Vale lembrar que o Plano foi construído em parceria com todos os participantes e em sequência será encaminhado para análise e aprovação do Conselho Municipal de Saúde de Várzea da Palma. Ressalta-se que além das ações executadas pela Equipe da Saúde, é necessária a participação da população no Controle do vetor Aedes Aegypti e de acordo com o slogan da campanha: "O perigo é para todos. O combate também. Faça sua parte. Com ações simples podemos combater o mosquito”.

fotos reunião dengue

Autora da foto: Eliane Francisca Lima