icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Município de Itinga realiza Semana do Bebê com o tema: “Proteger, Acolher e Amar”

on 27 Agosto, 2019

A Prefeitura Municipal de Itinga, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social  e Secretaria de Educação, realizou entre os dias 12 a 15 de agosto, a I Semana do bebê, com o tema: “Proteger, Acolher e Amar”, com o intuito de discutir a geração de afetos e a construção de vínculos familiares e comunitários como propulsores do desenvolvimento infantil.

A mobilização social foi instituída pela Lei Federal 13.257/16 e no município de Itinga pelo Decreto Municipal 179/2019 e pela portaria 001/2019, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), para fortalecer as ações realizadas no município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência a crianças de zero a seis anos de idade, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos.

Durante abertura  do evento a secretária de Saúde, Emmanuella Moreira de Aguilar enfatizou  a necessidade das iniciativas intersetoriais nesses anos iniciais para garantir o desenvolvimento saudável das crianças  e ressaltou que a Prefeitura  Municipal de Itinga,  através de suas secretarias vem desenvolvendo políticas públicas voltadas para primeira infância que são parte da rotina oferecida pelos serviços e a Semana do bebê, vem para fortalecer  estas ações.

A programação incluiu palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades recreativas, contação de histórias, vivências de brincadeiras, resgate de antigas cantigas de ninar, orientações de saúde, capacitação para funcionários da saúde e diversos serviços destinados às crianças e  familiares. Também foi realizado o concurso do “Bebê Prefeito’’, nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF). Para participar, a criança precisava responder  alguns critérios, como ter entre zero a seis meses, residir no município, possuir certidão de nascimento, a mãe ter realizado no mínimo sete consultas de pré- natal, e estar com a caderneta de vacinação e acompanhamento de puericultura em dia.

O encerramento da I Semana do Bebê, foi realizada na Praça da Matriz, com o “Vem Pra Praça Kids”, com uma programação que envolvia brinquedos infláveis, show de músicas infantis, pintura no rosto, zumba kids, peça  teatral  e outras atividades recreativas. Na oportunidade, foi entregue pelo Prefeito Municipal, Adhemar Marcos ao vencedor do concurso “Bebê Prefeito”, o  certificado de participação no evento e uma  chave com os dizeres: “Aqui Mora o Bebê Prefeito” e um kit de produtos de higiene corporal. Também foi anunciado  que o bebê vencedor, terá sua foto estampada no calendário do município no ano de 2020.

Vale destacar que o "Bebê Prefeito" simboliza o fechamento da “Semana do Bebê”, dizendo que no município, existe  um cidadão, que representa todas as outras crianças e que é a esperança de um futuro promissor. O futuro que queremos na melhoria dessa infância.

ITEU9837 1