icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas
         

Futuras mamães participam do Programa: “Gerando Vidas” do município de Salto da Divisa

on 11 Julho, 2019

A Prefeitura do município de Salto da Divisa através de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo o programa “Gerando Vidas”, com o intuito de conscientizar as gestantes sobre a importância de participarem de pelo menos sete consultas de pré-natal e frequentarem o grupo em 80% dos encontros, para proporcionar uma gravidez mais tranquila, saudável e com redução das complicações do parto.

O programa tem como objetivo apoiar as gestantes saltenses, promover ações de educação em saúde, auxiliar nas boas práticas e orientar as futuras mamães para o autocuidado. Para isso, são repassadas informações sobre a gestação,a importância do pré-natal e a necessidade das grávidas realizarem consultas com médico, enfermeiro e dentista. As futuras mamães também são orientadas sobre as mudanças que ocorrerão no corpo durante a gestação, a necessidade da vacinação para a mãe e o bebê durante o pré-Natal, os sinais de trabalho de parto, os cuidados necessários com o recém-nascido desde o nascimento até os 45 dias pós parto, chamado de puerpério.

As gestantes também participam de cursos que proporcionam a confecção de materiais a serem utilizados pelo recém-nascido (enxovalzinho), promovendo a socialização entre as participantes e consequentemente com a família, possibilitando a troca de experiências, redução da vulnerabilidade social e o repasse dos conhecimentos básicos.

FB IMG 1562804432207FB IMG 1562804512476

Além das palestras ofertadas nos encontros, as mães recebem acompanhamento médico especializado de acordo com o período da gestação, e ao final do curso, cada gestante recebe um kit com banheira, álcool absoluto 70%, sabonete, shampoo, toalha de boca, pomada, algodão, cotonetes, óleo de amêndoa, bolsa, colônia, termômetro e três pacotes de fraldas.

FB IMG 1562804438022

O programa “Gerando Vidas” tem duração de 30 semanas, objetivando alcançar gestantes até a 16ª semana de gestação. O encontro é realizado as segundas e quartas-feiras, das 14h até às 16hs.

As futuras mamães interessadas devem procurar a Secretaria de Assistência Social de Salto da Divisa, na Rua Clemente Martins, nº 99 - Bairro Barro Preto, ou entrar em contato pelo telefone: (33) 3725-1332.