icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Comunidade de Contagem ganha nova Unidade Básica de Saúde

on 22 Março, 2016


Nova Unidade oferece ambiente humanizado com mais conforto para os usuários

A Prefeitura de Contagem entregou no dia 19/03, às 15h, à comunidade da Ressaca mais uma Unidade Básica de Saúde, a UBS Morada Nova.

A unidade tem 630 metros quadrados de área construída e está dentro do Padrão Minas com capacidade para duas equipes de saúde da família, um consultório odontológico com duas cadeiras, um ponto de apoio para a zoonoses e para os agentes comunitários de saúde. A unidade que funcionava em um imóvel alugado, agora vai ser inaugurada na Rua José Mendes Ferreira, 120, (ao lado da igreja São Francisco), bairro Morada Nova. O local bem mais amplo e com conforto, em um ambiente humanizado vem atender a uma reivindicação antiga da comunidade.

Diferente da anterior, esta nova unidade conta com uma sala de vacina e serviços de odontologia, que estarão disponíveis em breve para os usuários. A unidade a exemplo de outras inauguradas começa a funcionar com uma equipe completa formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem. O valor investido foi da ordem de R$ 1,6 milhão. A fiscalização da obra ficou sob a responsabilidade da equipe de engenharia e arquitetura da Famuc.

“É sempre um motivo de alegria inaugurar uma Unidade Básica de Saúde, mostrando a todos que estamos a cumprir nossa promessa de forma firme de melhorar e ampliar a saúde em Contagem para a população”, declarou o secretário municipal de saúde Evandro Silva.

Com a nova UBS Morada Nova já são sete unidades entregue à população da cidade. Outras cinco unidades - Maria da Conceição, São Mateus, FRED, São Joaquim e São João Evangelista – serão entregues até o final do primeiro semestre deste ano.

As obras nas unidades seguem em fase de acabamento, com a instalação de bancadas e das redes elétrica e hidráulica, além da pintura, informou o engenheiro da Secretaria Municipal de Saúde, Antônio Claret.

Novas Unidades Básicas de Saúde

Com investimentos vindos do governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, do governo do Estado, via Secretaria de Estado de Saúde e do Tesouro Municipal os recursos somam R$ 10 milhões. Ao todo, os novos equipamentos de saúde dos bairros Morada Nova, Bandeirantes, Maria da Conceição, Recanto da Pampulha (São Mateus), FRED, São Joaquim e João Evangelista irão beneficiar mais de 70 mil pessoas.

Cinco das sete novas UBSs seguem o Padrão Minas de construção, adotado pelo governo estadual, e contam com a solução arquitetônica Light Steel Framing (LSF), sistema de construção internacional, que utiliza o aço leve como principal elemento estrutural. Entre as vantagens do modelo estão a diminuição do tempo de obra, com garantia de uma unidade de saúde de alta qualidade em tempo recorde; a identidade visual diferenciada e ambientes humanizados. Em duas UBSs, Bandeirantes e João Evangelista, as obras foram adaptadas de acordo com as especificidades do terreno onde estão sendo instaladas.

Atendimento

Quando estiverem concluídas e em funcionamento, as sete unidades de saúde vão ampliar o número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF) do município. Cada equipe de PSF é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, e de cinco a seis Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

As UBSs dispõem de consultórios médicos e odontológicos, salas de curativos, vacinação, cuidados básicos, coletas, triagem, medicamentos, além de vestiários e banheiros com padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência e suporte necessário para receber as equipes do PSF.

Reportagem: Jefferson Lorentz
Foto: Fábio Silva

contagem 01