icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Município de Doresópolis utiliza Auriculoterapia em Terapia Familiar

on 26 Novembro, 2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Doresópolis realiza desde o ano de 2017, na Unidade Básica de Saúde da Família Pedro da Costa Lopes, como parte complementar a terapia familiar, a Auriculoterapia, que é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos, 

Atualmente, a Auriculoterapia é um ramo na especialidade da Acupuntura, oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. É uma técnica extremamente eficaz que conseguiu impor-se pelos resultados obtidos e por ser pouco invasivo, atuando no físico e emocional do paciente.

Os pacientes são selecionados através de grupos terapêuticos realizados pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), por demanda espontânea e/ou encaminhamento feito pelos médicos. Assim, a nutricionista do NASF-AB do município de Doresópolis, Dayse Mara Rodrigues utiliza a técnica como tratamento familiar. Após receber os relatos dos problemas apresentados pelos pacientes, ela analisa os pontos que podem contribuir para melhorar as queixas apresentadas e fortalecer o vínculo familiar, aplicando a técnica.

A Sra. Liliam Rodrigues, mãe dos gêmeos Yago Rodrigues Silva e Breno Rodrigues Silva, vai toda semana até a UBS, e relata os problemas que tinha acerca de si mesma e também sobre os sintomas que os filhos apresentavam, como insônia ou falta de apetite hoje estão controlados e afirma que a prática é extremamente eficiente. Ela ainda destaca que não deixa de levar seus filhos semanalmente para realização de Auriculoterapia, julgando-a extremamente importante para si e para as suas crianças.

montagem 10


Foto: Igor Camargos