icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas
         

Município de Doresópolis é destaque no Prêmio Atenção Primária (APS) Forte para o SUS “Acesso Universal”

on 07 Novembro, 2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Doresópolis participou na terça-feira (29/10), na sede da OPAS/OMS, em Brasília, da cerimônia do Prêmio Atenção Primária (APS) Forte para o SUS "Acesso Universal", como um dos 11 finalistas entre mais de mil experiências cadastradas, com a experiência exitosa: “Corujão da Saúde”, conquistando como prêmio, uma viagem para Andaluzia na Espanha, com o intuito de conhecer o Sistema de Saúde Pública do país e os desafios a serem vencidos.

O objetivo do Prêmio Atenção Primária (APS) Forte para o SUS "Acesso Universal", foi premiar e reconhecer as experiências de saúde pública, voltadas para o fortalecimento da Atenção Primária, como forma de mostrar a efetividade do SUS e as táticas utilizadas para contribuir com sua qualificação, de acordo com as realidades municipais.

Para a Secretária Municipal de Saúde de Doresópolis, Rosângela Terra a premiação representa a confirmação da qualidade das ações de saúde desenvolvidas, e a contribuição do município para a saúde pública e para a história do Sistema Único de Saúde. “Traçar estratégias que tornam o SUS ainda mais resolutivo, em um município de 1.527 habitantes, mostra que em todos os âmbitos existem problemas que podem ser solucionados, independente do tamanho ou quantidade de moradores”, destacou.

Das quase 1,3 mil inscrições recebidas para o Prêmio APS Forte, 11 foram eleitas como as melhores, se tornando finalistas e concorrendo ao posto das três melhores do Brasil. As experiências de Jaraguá do Sul (Santa Catarina), Abaetetuba (Pará) e da comunidade do Salgueiro (Rio de Janeiro) foram eleitas como as três melhores.

A experiência Corujão da Saúde de Doresópolis foi apresentada no período da tarde na sede da OPAS/OMS, e logo após, realizado uma mesa de debate para discussão sobre esta e outras experiências finalistas. Além desse prêmio, o Corujão da Saúde foi eleito como uma das três melhores experiências exitosas da Regional de Saúde de Passos, uma das mais de 100 experiências apresentadas na 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS do Congresso Nacional do CONASEMS, na Minas Mostra SUS de 2019 do COSEMS/MG e na Mostra Regional de Experiências Exitosas da SRS de Passos.

Entre as cerimônias e apresentações, o Prefeito Elinho e a Secretária Municipal de Saúde, Rosângela Terra foram parabenizados pela qualidade da saúde municipal e pela atenção com a população.

48981223741 07f35ae4b8 k 1


Foto: OPAS