icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas
         

Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi é parabenizada pela realização de ações como o Programa NutriSUS e Crescer saudável

on 04 Janeiro, 2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi recebeu congratulações da Superintendência Regional de Saúde de Passos, pelo desempenho exemplar nas ações dos programas NutriSUS e Crescer Saudável.

O NutriSus é um programa realizado desde 2017, nas creches e CMEIS municipais. A Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes (vitaminas e minerais) em Pó (NutriSus), que consiste na adição de uma mistura de vitaminas e minerais em uma das refeições diárias oferecidas as crianças de 06-48 meses de idade.

O programa é realizado em dois ciclos de Fortificação, planejados durante o ano letivo em creches públicas. Adiciona-se um sachê de micronutrientes de 1(um) grama diariamente por 60 dias, de segunda à sexta-feira, em uma das refeições da criança até finalizar o ciclo de 60 saches. Em seguida, é realizada uma pausa na administração de três a quatro meses, após esse período, inicia-se outro ciclo de 60 dias seguindo essa sequência até a criança completar cinco anos.

Já o Programa Crescer Saudável, funciona como parte das atividades, na avaliação antropométrica de todos os alunos dos estabelecimentos escolares. Foram realizadas atividades de educação nutricional diferenciadas para cada faixa etária como teatro e a apresentação do filme: “A turma do Cocoricó apresentando Vitamina Tutti Frutti” planejado para crianças de até quatro anos.
Em Creches e Cmeis o programa é realizado no horário em que é servido o café da manhã, com uma apresentação das frutas, depois a exibição de um clipe, e após essa atividade é preparada uma vitamina de frutas, servida no café da manhã, com biscoitos e barras de cereais. Logo após, é feita uma apresentação do teatro de fantoches “Carolina e Rogerinho”.

Para as crianças de quatro a seis anos, do “1º Periodo ao 1º ano”, é realizada uma atividade denominada: Amarelinha Nutricional. Para esta atividade, conta-se com a colaboração dos Educadores Físicos de cada Cmei e Escola do município. A brincadeira consiste de um jogo tradicional, modificado com perguntas relacionadas à alimentação, onde a criança poderá seguir ou retornar de acordo com sua resposta.

Para o 2º e 3º ano, foi realizada uma atividade denominada: Sinal de Trânsito, onde as crianças devem identificar os alimentos que devem ser evitados, os que devem ser ingeridos moderadamente e os que são de livre ingestão, através da apresentação da embalagem dos alimentos.

Para o 4º e 5º ano, foi realizado um inquérito alimentar, e na sequência, a apresentação de três banners, o primeiro mostrando a nova pirâmide alimentar, com explanações sobre a alimentação adequada, o segundo, intitulado: “Você é o que você come”, relacionando às indicações da pirâmide, e o terceiro banner apresentando indicações de boas maneiras no refeitório, neste dia também foi oferecido aos alunos saladas de frutas, biscoitos e barrinhas de cereais.

 

EDUCAÇÃO VIVA PRA VALER


Autor da foto: Setor de Comunicação