icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Secretaria Municipal de Saúde de Doresópolis recebe treinamento para realização de Testes Rápidos

on 13 Setembro, 2018

A coleta e encaminhamento de exames analisados nos Laboratórios Estaduais, muitas vezes demoram em divulgar os resultados, afinal, são mais de 800 municípios que encaminham as solicitações de análises. Pensando em como identificar precocemente agravos que constantemente se apresentam como problemas de saúde pública, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) através da Superintendência Regional de Saúde (SRS), relacionado à Regional de Passos, descentralizou os Testes Rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites, através do fornecimento de insumos e do envio de profissional capacitado para realizar treinamento nas Unidades Básicas de Saúde e nos Laboratórios Municipais.

A Referência Técnica em IST/AIDS da SRS Passos, Márcia Silva realizou no dia 23 de agosto de 2018, o treinamento da equipe de Enfermagem da Saúde da Família e da equipe do Laboratório Municipal de Análises Clínicas, no município de Doresópolis. Para potencializar o treinamento, funcionários da Prefeitura Municipal, de empresas locais e demais cidadãos realizaram  testes seguros e eficazes, com sigilo absoluto nos resultados.

A Enfermeira Coordenadora da Atenção Básica, Ana Isadora Melo e Marques Alves, afirmou que a descentralização dos testes permite além de um diagnóstico precoce, a possibilidade da realização de campanhas como tentativa de busca e identificação destes agravos, para promoção e recuperação da saúde das pessoas. “Esta possibilidade representa a ascensão da independência municipal conferida pelo Estado. Através da confiança, é permitido o acesso rápido aos serviços de análise pela porta de entrada, a Atenção Básica Municipal. É algo importante para Doresópolis, para nós funcionários e especialmente para o SUS, afinal, este marco representa o surgimento de novos tempos”, ressaltou Ana Isadora.

Montagem Teste Rápido

Autora da foto: Ana Isadora Melo e Marques Alves