icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

COSEMS Regional de Passos realiza promoção da saúde e prevenção de doenças em Piumhi

on 08 Junho, 2018

A Organização Mundial da Saúde comemora no dia seis de abril, o Dia Mundial da Atividade Física, para combater o sedentarismo e promover para a população, o conhecimento sobre os benefícios de praticar regularmente atividades físicas. Já no dia sete de abril, a OMS, instituiu o Dia Mundial da Saúde, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para uma melhor qualidade de vida, que neste ano de 2018, teve como tema: Saúde para todos. Pensando nestas importantes datas, o COSEMS Regional de Passos, realizou no mês de abril, no no município de Piumhi, um evento para comemorar e principalmente, conscientizar a população local, sobre estas importantes campanhas que podem mudar para melhorar, a vida de todos.

site1

 

A idealizadora do projeto Marisa de Fátima Ferreira, teve a ideia de promover a saúde e a prevenção de doenças junto à população, em uma noite recheada de atividades físicas que contou com práticas integrativas e complementares como yoga, danças circulares, e algumas novidades para as pessoas que participaram do evento como o Lian Gon, Lian significa treinar, exercitar, já Gon tem como significado refinar, aperfeiçoar. A prática corporal chinesa foi criada na década de 70, pelas mãos do médico ortopedista Zhuang Yuan Ming, com o intuito de prevenir e tratar dores no corpo.

site2

Outra prática apresentada no evento foi a auricoloterapia, técnica também desenvolvida na China, a partir de conhecimentos antigos relatados em livros encontrados pela arqueologia, onde eram descritas as ligações do corpo, sistemas e membros, com os pontos auriculares. Segundo informações, a auricoloterapia serve para promover o alívio de dores, enxaqueca, insônia e até outros 200 sintomas e disfunções, até mesmo de caráter psicológico, através de vasos e canais situados na orelha.

site3

 

Foto: Marisa de FAtima Ferreira