icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Palestra sobre Saúde Vocal em Doresópolis/MG

on 07 Junho, 2018

A Secretária Municipal de Saúde de Doresópolis em parceria com a Escola Estadual Santa Terezinha, realizaram no mês de maio, um seminário sobre Saúde Vocal, que contou com a participação da Musicista Acadêmica, Natália Lany, para explicar sobre os agravos relacionados ao uso incorreto da voz, ergonomia, volume vocal, dicção e outros fatores condicionantes para quem busca uma boa imposição vocal.

Natália Lany iniciou a palestra para os alunos relatando sobre como o som é produzido e como é possível controlá-lo, explicando sobre diversos fatores como postura, volume vocal e como o uso correto da voz está ligado diretamente à respiração e a liberação do ar. A musicista ainda discorreu sobre as dificuldades de falar em público e ensinou algumas técnicas para aperfeiçoar a dicção, além de esclarecer as principais dúvidas expostas pelos alunos.

De acordo com Natália Lany, a voz é um instrumento delicado, que deve ser usado com sabedoria em virtude da possibilidade da perda da mesma pelo uso inadequado. “Se usada da maneira correta, a voz pode se tornar um poderoso instrumento que possibilita a comunicação, expressão e a persuasão, fazendo com que se torne agradável para quem ouça,” ressaltou.

Para a Diretora da Escola Estadual Santa Terezinha, Hildeth Alexandre, a parceria da saúde com a educação é necessária, pois os alunos precisam aprender a usar adequadamente a voz e prevenir as afecções vocais. “Os alunos precisam se cuidar, e a partir deste evento, esperamos que eles tenham mais atenção em relação ao que foi ensinado e saibam como usar a voz de forma adequada para garantir uma boa saúde vocal”, explicou.

 20180511. 191831

Foto: Igor Camargos