Rua Rio de Janeiro, 471 (31) 3287-3220/5815 info@cosemsmg.org.br

logo transparencia interna menor   assembleia saude

Dia D Puericultura nos PSF’s de município de São João Batista do Glória

on 13 Junho, 2017

No dia 05 de maio de 2017, aconteceu o Dia D Puericultura no PSF Jardim - José Balbino de Oliveira – e no dia 02 de junho de 2017, o evento foi realizado no PSF Central - José Francisco Rodrigues do município de São João Batista do Glória.

O dia da Puericultura tem como objetivo a assistência de enfermagem é promover e estimular os pais a oferecer as condições mais satisfatórias possíveis, dentro da sua realidade, para que a criança obtenha o melhor nível de saúde. O objetivo principal é de promover a saúde da criança através de acompanhamento de seu desenvolvimento, vacinação e orientações às mães sobre as condutas mais adequadas para o desenvolvimento infantil. Outro objetivo da consulta de puericultura é identificar doenças e/ou sinais de alarme para tratamento e/ou encaminhamento adequado das crianças para atenção apropriada.

Foram realizadas as consultas de enfermagem pelas enfermeiras e pelas técnicas de enfermagem e também teve a avaliação odontológica pelos dentistas e auxiliares, funcionários da unidade, o atendimento realizado foi de 75 crianças de 0 a 7 anos. Nessa consulta, as enfermeiras realizaram varias atividades voltadas para acompanhamento e avaliação da criança com subsequente orientação às mães/familiares tais como:
• Desenvolvimento neuropsicomotor, social e afetivo;
• Crescimento físico e nutrição;
• Vacinação, higiene pessoal, mental, domiciliar e ambiental – atividades lúdicas, vínculo afetivo, alto estima, análise e orientação á família sobre o ambiente da criança-berço, quarto, casa, quintal;
• Segurança e proteção contra acidentes;
• Identificação de agravos e situações de risco;
• Comunicação com a mãe e familiares;
• Encaminhamento para outros setores ou unidades quando for indicado e conforme organização do sistema de saúde.

As equipes de Saúde da Família têm entre as suas atribuições realizar o seguimento das crianças saudáveis, sendo o profissional de enfermagem o organizador principal responsável por esta atividade.

Com essa ação, os realizadores esperam melhorar também o nível de informação da mãe e/ou responsável pela criança, gerando a promoção à saúde e a prevenção de doenças e acidentes. Identificar em tempo hábil, avanços no desenvolvimento neuropsicomotor, identificar atrasos na aquisição de aptidões e existências de má formação congênitas, que por ventura não tenham sido identificadas no nascimento.

Aproveitando o momento, foi também ressaltado a necessidade do aleitamento materno exclusivo, como o mais importante promotor de saúde para toda a vida do indivíduo. “Gostaria de agradecer a toda equipe dos PSFs, pelo empenho e dedicação a esta e outras ações”, agradeceEdina Aparecida de Andrade Gonçalves.