icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

I Fórum de Saúde Mental de Guanhães

on 07 Junho, 2017

No dia 18 de maio de 2017, foi realizado em Guanhães, no Consórcio Intermunicipal de Saúde, o I Fórum de Saúde Mental, em comemoração ao dia nacional da Luta Antimanicomial. Com o tema: "Faz escuro, mas eu canto, liberdade em todo canto!"

A preparação e apresentação do Fórum, contou com a presença e colaboração de toda a equipe da Unidade Especializada em Saúde Mental. O evento também contou com a presença da professora, Maria Inês Pimenta de Avelar, que cantou o Hino Nacional Brasileiro. Compôs a mesa, a secretária de saúde do município, Claudiana Maria Azevedo, o presidente do conselho municipal de saúde, Marson Antônio Magalhães e a enfermeira coordenadora da Unidade Especializada em Saúde Mental de Guanhães, Ingrid Swamy.

Após a descomposição da mesa tivemos palestras que abordaram vários temas, dentre eles: Guanhães alinhada às políticas públicas, apresentado pela psicóloga Dra. Helma Silveira Maia, saúde mental e a importância do credenciamento do serviço, apresentado pela enfermeira Priscila Almeida, atividades desenvolvidas na Unidade, apresentado pela enfermeira/coordenadora Ingrid Swamy, a história da psiquiatria no Brasil, apresentado pelo psiquiatra Dr. Alex Lage Pereira.

O público presente era composto por usuários da Unidade, Enfermeiros coordenadores das Unidades Básicas, Vigilância em Saúde, NASF, representantes do CRAS, CREA, Hospital Regional, Assistente Social e Secretaria de Educação.

Após as palestras, houve um espaço para questionamentos e discussão sobre os assuntos supracitados, exposição dos trabalhos terapêuticos realizados na oficina, e encerramento com o coffee break.