icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Alunos do Mexa-se participam de Gincana para combater arboviroses em Coronel Fabriciano

on 05 Abril, 2019

A Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, iniciou nesta terça-feira (02/04) no polo do Floresta, a 1º Gincana Mexa-se contra o mosquito Aedes Aegypti. Elaborada em uma parceira da Vigilância em Saúde e o Programa Mexa-se, a Gincana tem como principal objetivo mobilizar a população participante do projeto sobre a importância de combater as arboviroses diariamente e promover a interação da comunidade nas ações por meio de atividades esportivas, práticas e culturais.

mexa1

O cronograma de abertura da Gincana segue até o dia 04 de abril, com a participação dos Polos do Programa, no qual serão repassadas as tarefas. Os polos irão competir entre si até maio, quando encerram as atividades.

Mais do que incentivar as equipes a desenvolver atitudes interativas para o enfrentamento das arboviroses, a Gincana visa também despertar o espírito de companheirismo e trabalho coletivo. Dessa forma, as equipes terão consciência da importância de se tornarem colaboradoras nas atividades de controle das arboviroses no município.

As tarefas propostas vão desde a elaboração de slogans, até a produção de um vídeo, mostrando medidas preventivas às arboviroses. Também serão feitas atividades preventivas e para eliminação do Aedes Aegypti, além da coleta de óleo de cozinha usado, visando à proteção do meio ambiente.

De acordo com a Gerente de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares, desde 2017, a gincana é o primeiro movimento realizado no município nesse formato, no qual estarão em uma competição saudável com um único objetivo. “A ideia é realizar esse controle para diminuir os do Aedes Aegypti, transmissor da Zika, Dengue, Chikungunya e Febre Amarela no município”, completa.

mexa2

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Coronel Fabriciano

Fotos: Junio dos Anjos