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Programa de Monitoramento aponta resultados positivos na Saúde de Coronel Fabriciano

on 09 Janeiro, 2019

A Prefeitura de Coronel Fabriciano adotou, desde junho de 2018, um importante instrumento de acompanhamento de gestão que monitora o desempenho dos serviços públicos, demandas sociais, comunicação, aprovação e confiança do governo. Trata-se do Programa de Monitoramento e Desempenho Longitudinal (PDL), realizado periodicamente por meio de pesquisa de opinião junto aos usuários dos serviços públicos.

O monitoramento é uma ferramenta de gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários da administração pública diante da ótica do cidadão. Após a aplicação da pesquisa os resultados são classificados em ranking, tanto do servidor envolvido no serviço avaliado, quanto entre as secretarias capazes de assegurar a comparabilidade e desempenho da gestão durante o período, possibilitando realizar ajustes e ações tanto administrativas quanto políticas.

Durante o segundo semestre de 2018 foram realizadas quatro pesquisas de avaliação, sendo: Saúde e Educação em profundidade, comunicação e de mais 14 serviços, tais como: Coleta de lixo, Iluminação pública, transporte urbano, assistência social, atendimento dos servidores, limpeza das ruas e bairros, comunicação, obras públicas, segurança pública, esporte, meio ambiente, cultura e lazer, estradas rurais, entre outros.

A pesquisa de saúde realizada entre julho e agosto, teve como foco os usuários das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), cujas entrevistas foram realizadas in loco em cada unidade após o atendimento. Foram avaliados 20 tipos de serviços prestados, que perpassa desde o atendimento médico até a limpeza das unidades.

Resultados:

O maior fluxo nas UBS são os usuários que realizam consultas médicas (37%), farmácia (13%) e vacinação (12%), os quais totalizam 62% dos demais atendimentos realizados. Outro ponto importante identificado pela pesquisa é o alto índice de usuários encontrados nas UBS que possuem plano médico (25%), bem como os que declaram que já tiveram plano médico (30%). 90% dos usuários consultados receberam receituários, dos quais 64% alegam ter encontrado a maior parte dos medicamentos e 71% receberam pedidos para exames especializados.

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Outro dado importante foi o aumento de consultas médicas, 79% dos usuários das UBS´s, de janeiro a agosto, tiveram acesso de uma a cinco consultas médicas consecutivas, o que corresponde uma consulta a cada 45 dias. Isso se deve a reestruturação realizada na saúde com a contratação de mais de 100 médicos durante os dois anos de mandato. Algumas anomalias também foram identificadas, 56% dos entrevistados declararam não terem recebidos as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde em suas casas (ACS) durante o primeiro semestre desse ano.

O Pronto Atendimento do Hospital Dr. José Maria Morais também foi avaliado, 49% dos usuários das UBS´s já utilizaram o serviço do Pronto Atendimento do hospital, os quais 64% classificaram o atendimento como ótimo e bom, 15% regular e 21% ruim e péssimo. De modo geral os usuários das UBS´s de Coronel Fabriciano declaram um nível de satisfação de 81% entre ótimo e bom, 15% regular e apenas 3% como ruim e péssimo. Considerando a grande crise que os municípios estão enfrentando, principalmente na área de saúde, a pesquisa demonstrou um alto índice de avalição positiva. 

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Fotos: Waldiney Renato