icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas
         

Secretária de Saúde de Coronel Fabriciano faz reunião de alinhamento para aprimorar ações do COMAFIN

on 19 Dezembro, 2018

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realizou nesta terça-feira (18/12), uma reunião de alinhamento para aperfeiçoar as ações do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil (COMAFIN), para o ano de 2019. O objetivo da comissão é estimular a investigação dos óbitos no município e desenvolver medidas de intervenção e redução. Além disso, com a identificação dos óbitos, o município consegue criar políticas públicas e ações de assistência à saúde materna, infantil e fetal.

coroneç

No município de Coronel Fabriciano, o comitê é composto por médicos da saúde da mulher e da criança; por referências técnicas da Atenção Primária a Saúde e Epidemiológica da Secretaria de Governança da Saúde; por representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM); e por membros do curso da área de saúde de instituições educacionais.

Dentre as medidas para a redução da mortalidade da mulher e da criança, o comitê pretende ofertar e orientar o uso dos métodos contraceptivos; fazer busca ativa das gestantes pela ESF evitando a captação tardia; realizar capacitações da equipe da atenção primária na condução do Pré-natal e assistência à gestante; melhorar a contra referência do Hospital para a Atenção Primária; ampliar os recursos humanos a nível hospitalar para garantir e melhorar a assistência; melhorar o sistema de regulação de leitos de UTI; criar novos leitos de UTI neonatal e infantil com equipe capacitada para atender a região. 

Segundo a Enfermeira da Vigilância da Saúde, Maria Cristina Braga “em 2019 pretendemos manter as reuniões bimensais com a participação de todos os membros. Além disso, no nosso calendário está a programação de um seminário com a população e meios acadêmicos para criarmos mais propostas para diminuir os óbitos no município”, afirmou.

Em 2017, o município alcançou redução da taxa de mortalidade infantil. A pactuação feita foi de até 15%, e Fabriciano bateu a meta, reduzindo a taxa para 9,81%. Em 2016, esse número havia disparado para 17,71%. Devido ao número ter sido baixo e satisfatório, o município decidiu pactuar a meta de 10% da taxa de mortalidade infantil para 2018 e com a retomada do comitê, o esperado é que as taxas diminuam ainda mais.

Entre as ações concretas, está a instalação de um aparelho de ultrassonografia na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro que irá focalizar os atendimentos em mulheres, especialmente em gestantes. Elas poderão realizar os três ultrassons necessários durante o Pré-natal, o que facilitará na detecção precoce de anomalias e complicações durante a gestação. A outra novidade é a construção da Maternidade de Coronel Fabriciano. O início das obras está previsto para maio de 2019.
De acordo com o Secretario de Governança da Saúde, Ricardo Cacau nesta semana, o Prefeito Dr. Marcos Vinicius se reuniu com Governador eleito, Romeu Zema para dar inicio ao alinhando sobre a manutenção e os repasses do governo do Estado, assim será possível construir a maternidade em 2019.

coronel 2

Foto: Sandy Gandra - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Coronel Fabriciano