icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Van da Saúde em Contagem realiza mais de 3.500 atendimentos em abril

on 23 Maio, 2016

O Programa Exercita Contagem é Mais Saúde continua espalhando saúde por onde passa. No último mês de abril, a equipe da van da saúde, uma das frentes de atuação da iniciativa, atendeu 2.044 pessoas nas academias da cidade. Entre os atendidos estão jovens, adultos e quase 500 idosos.

De acordo com a coordenadora do Programa, Luana Torres, cada dia da semana a van da saúde estaciona em uma academia da cidade sempre na parte da manhã, onde atende a comunidade da região ao ar livre. “No local nossa equipe formada por um educador físico e uma técnica de enfermagem faz uma avaliação física com aferição de pressão, frequência cardíaca, verificação do índice de massa corpórea, medida da circunferência abdominal, pesagem. Se avaliar como necessário o profissional encaminha a Unidade Básica de Saúde para consulta”, explica.

“Através de iniciativas como estas, expressarmos na prática o compromisso para com toda a população contagense, usuária do SUS e merecedora do nosso para garantir uma atenção integral seja na prevenção de doenças ou na assistência do usuário em tempo oportuno, sempre de forma humanizada e acolhedora”, destacou o secretário de saúde municipal Evandro Silva sobre as ações do Programa Exercita Contagem é Mais Saúde.

Para a moradora do bairro Conjunto Carajás, Região do Nacional, Sandra Rocha Azevedo, 45 anos, o serviço da van da saúde é uma iniciativa muito bem vinda. “Para a gente que participa é ótimo, pois é um momento em que temos a oportunidade de ser alertados sobre nossa saúde, cuidados. Um checkup para ver se está tudo bem. Fora que a equipe é bem atenciosa e sempre nos dar dica de como manter a saúde em dia”, comenta a dona de casa, que também participa às terças e quintas – feiras da programação do Exercita Contagem é Mais Saúde nos “aulões” de zumba e ginástica.

Além do atendimento à população, ainda é oferecido palestras abordando cuidados com a saúde, alimentação saudável, prática de exercícios, prevenção e controle de diabetes e pressão alta. Alguns encontros ainda são organizados com um delicioso café da manhã, ao som de violão e viola, promovendo o bem estar e a convivência entre os participantes.

Além dos atendimentos realizados no turno da manhã, uma equipe também percorre as regionais atendendo os núcleos do Programa Exercita Contagem é Mais Saúde durante o período da noite. Segundo a coordenação do programa somente durante a noite foram 1.500 pessoas atendidas entre jovens, adultos e idosos.

A van da saúde tem mensal e percorre todas as oitos regionais da cidade. Confira abaixo onde a van vai estacionar no mês de maio e não deixe de participar. Importante destacar que por questões climáticas os locais podem ser alterados sem aviso prévio. Informações sobre a agenda entre em contato pelo telefone: (31) 3362-1475.


Texto: Jefferson Lorentz
Ascom/SMS

FOTO: Equipe Exercita Contagem é Mais Saúde