icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Contagem entrega a unidade de saúde do Maria da Conceição

on 13 Maio, 2016

Esta é a terceira unidade entregue em menos de 60 dias e vai beneficiar 12 mil pessoas da região

O sábado (30/4) foi especial para os moradores da região do Maria da Conceição, na Sede, em Contagem. Das mãos do prefeito Carlin Moura e do secretário municipal de Saúde, Evandro Silva, a comunidade recebeu a unidade de saúde que desde o dia 02/05, abre um novo capítulo no atendimento a saúde pública na região. A unidade Maria da Conceição é a oitava unidade de saúde entregue à comunidade, pela atual gestão, a terceira em menos de 60 dias, e vai beneficiar cerca de 12 mil usuários.

O prefeito destacou que a nova unidade é um presente à população que deve cuidar com zelo do novo equipamento. "Precisamos estar cientes que este é um bem público, feito com recursos públicos, e que, por isso, devem ser cuidados com todo o carinho, tanto pelos usuários como pelos funcionários da saúde que, agora, começarão a trabalhar aqui", destacou Carlin.

O secretário de Saúde, Evandro Silva, destacou a determinação do prefeito em investir em saúde e a parceria do município com o Estado para trabalhar a ampliação e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. "Tenho certeza que toda a população aqui da região está feliz hoje em receber esta nova unidade. A prefeitura vem investindo em saúde, porque acredita que a prioridade do povo vem em primeiro lugar. Investimos aqui na atenção básica, com a parceria do Estado e quem ganha é a comunidade do Maria do Conceição", destacou.

A chefe de Gabinete, da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Tereza Rodrigues da Cunha, representando o secretário Fausto Pereira, destacou as ações da prefeitura para tornar o SUS um sistema mais democrático. "Nós precisamos destacar que hoje o prefeito Carlin está inaugurando mais uma obra de uma parceria vitoriosa e que isso contribui para fortificar o SUS. Estamos aqui na contramão da crise".

Ivo Eustáquio, liderança comunitária da região, registrou a importância da unidade para os moradores dos bairros Beatriz, Funcionários e Maria da Conceição e reforçou a fala do prefeito Carlin Moura sobre os cuidados com o espaço. "Há 20 dias atrás antes da inauguração nós nos reunimos para discutir formas de zelar por esta unidade, pois ela é para tratar de nossa saúde, da saúde de nossa família, o bem maior que recebemos de Deus. Em nome de toda a comunidade eu estou aqui para agradecer esse presente maravilhoso. Que todos cuidem deste local como cuidamos de nossa casa", disse.

A Prefeitura de Contagem também promoveu melhorias nos arredores da unidade. A fim de facilitar o acesso ao local, foi aberta uma nova rua, antiga reivindicação dos moradores. No espaço em frente à unidade de saúde, a prefeitura construiu uma praça de convivência, com um playground, com escorregadores e carrossel, voltado para as crianças. O muro lateral da unidade foi grafitado por artistas locais, gerando um painel em uma homenagem à comunidade.

Durante a cerimônia, o prefeito garantiu que enviará a Câmara Municipal projeto de lei para que o logradouro da nova rua tenha o nome de um morador da região, que lutava por melhorias no bairro, Otaviano Antônio. Outra mudança seria também no nome da unidade que passaria a se chamar Maria de Lourdes, em homenagem a outra importante líder comunitária da região.

"Eu estou muito feliz, pois agora tenho do lado de casa uma unidade de saúde, aqui na comunidade. Nós estávamos precisando demais", comentou a dona de casa e moradora do bairro, Creuza Lopes de Souza.

Para Deusa Maria, 37, a expectativa é grande para ver o funcionamento da nova unidade. "O prefeito está de parabéns. Essa unidade foi esperada por todos nós que moramos aqui", disse entusiasmada a vizinha da nova unidade.

A cerimônia contou com a participação do secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria; do vice-prefeito João Guedes; da secretária-adjunta de Saúde, Silvana Leite; da administradora da Regional Sede, Gislaine Andrade (Gisa); da diretora do distrito sanitário Sede, Letícia Felix Fustino Mamede; do gerente da unidade, Marcus Araújo; dos vereadores Arnaldo de Oliveira, Alex Chiodi, Zé de Souza, Zé Antônio, Decinho Camargos e Isabella Filaretti; da presidente do Conselho de Saúde, Zoé Maria Vieira da Silva; das lideranças comunitárias Diomara Damaso, Formigão e Ivo Eustáquio; além dos pastores Itamar e Domingo Lima, que abençoaram a unidade.

Nova unidade

Com investimentos de R$ 2 milhões em parceria entre União, Estado e município, a unidade, construída em arquitetura Light Steel Framing (LSF), tem 750 metros quadrados de área construída em padrão Estado, capacidade para três equipes de saúde da família; três consultórios odontológicos, com seis cadeiras; ponto de apoio para zoonoses e para os agentes comunitários de saúde, além de uma sala de vacina e serviços de odontologia, que estarão disponíveis, em breve, para os usuários.

A nova unidade contará com uma equipe completa formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem em um ambiente com mais conforto para profissionais e usuários, deixando para trás uma casa alugada com espaços precários a poucos metros dali.

Até junho a prefeitura vai entregar à comunidade mais quatro unidades de saúde: São Mateus (distrito Nacional), Fred e São Joaquim (distrito Ressaca) e João Evangelista (distrito Industrial). Os recursos somam R$ 10 milhões em parceria do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Saúde e do Tesouro Municipal que vão beneficiar mais de 70 mil pessoas.

Jefferson Lorentz - Jornalista
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Contagem