icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Antônio Carlos realiza Conferencia Municipal de Saúde da Mulher

on 23 Junho, 2017

Com grande participação, município de Antônio Carlos realiza a 1ª conferencia municipal de saúde da mulher. O evento aconteceu no dia 31 de maio, e contou com a participação das mulheres das áreas urbana e rural do município.

Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde e Prefeitura de Antônio Carlos, o encontro foi organizado no salão da Câmara Municipal. Autoridades fizeram questão de participar do evento, como o prefeito Natinho, Secretário Municipal de Saúde Waldir Ferreira, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Katia Lisboa, Vereadores e secretários.

A conferência envolveu palestra, debates e oficinas de trabalho em grupo. Na abertura, o prefeito Natinho destacou o momento como a oportunidade de se discutir em conjunto, políticas públicas para as mulheres. “Esta é a chance de desenvolvermos ações mais acertadas, haja vista que já passou da hora da mulher ser reconhecida na nossa sociedade por suas capacidades, por seus talentos no mesmo patamar que os homens”, ressaltou Natinho.

O Gestor Municipal de Saúde, Waldir Ferreira, disse sentir muita honra e satisfação por ser o primeiro secretário a dar início à temporada de conferências. “Estou muito orgulhoso com os trabalhos da minha pasta, que vem sendo desenvolvidos desde que assumimos o governo. Espero que esse fórum de discussão nos ajude a oferecer uma assistência de saúde cada vez melhor não só às mulheres, mas a todas as pessoas atendidas no nosso município”, revelou o secretário.

A responsável pela palestra, a enfermeira Marilia tratou sobre o papel do município no desenvolvimento socioeconômico e ambiental na vida e na saúde da mulher. “Essa conferência é a chance de darmos um pontapé inicial quanto a este tema complexo e vasto, considerando as interfaces que existem entre as forças econômicas sociais e políticas no âmbito do município”, pontuou a palestrante.

Dentre todas as pessoas que se mobilizaram para participar do evento, a Conselheira Municipal de Saúde, Adelina, foi uma delas. Para ela, a iniciativa foi muito pertinente. “Nosso município é muito carente nessa área. Além disso, estar aqui é uma grande chance de adquirir mais conhecimento para a vida, ressaltou a participante”, afirma.

De acordo com uma das organizadoras do encontro, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Katia Lisboa, a Conferência Municipal de Saúde da mulher é a primeira de três etapas. “A partir daqui serão eleitos os delegados que vão para a conferência estadual e por fim, a nacional”, explicou.