icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Antônio Carlos realiza Conferência Municipal de Saúde

on 20 Junho, 2017

A Administração Municipal de Antônio Carlos, através da Secretária de Saúde, realizou na tarde do dia 02 de junho, a 7ª Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado no Salão da Câmara Municipal e teve como tema Central “SUS na Seguridade Social Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro”.

Na ocasião, o prefeito Natinho se manifestou ressaltando a importância da realização das Conferências de Saúde, visto que, os debates são direcionados às políticas de saúde do município, aberto a todos os segmentos interessados em discutir e traçar novos rumos para a área em Antônio Carlos.

“Mais que um instrumento legal de participação popular, a conferência significa o compromisso do gestou público com os necessários avanços do sistema de saúde. Por isso, valorizamos esse espaço e garantimos que as discussões aconteçam de forma ampla e transparente, visando deliberações democráticas sobre as políticas públicas de saúde, assegurando melhor qualidade de vida e o bem estar aos antoniocarlenses”, destacou.

Durante o evento, o Secretário de Saúde Waldir Ferreira, fez uma breve apresentação da produção nos primeiros quatro meses no município e destacou a importância da realização da conferência para melhorar a qualidade da saúde pública de Antônio Carlos.

3525 famílias cadastradas, 9433 pessoas cobertas pelas equipes de Estratégia de saúde da família, 3013 consultas médicos ESF, 640 consultas pediátricas, 52 consultas a pessoas acamadas, 13953 procedimentos de enfermagem das ESF, 1577 procedimentos de saúde bucal, 933 consultas de enfermagem ESF, 10206 visitas dos agentes comunitários de saúdes, 135 consultas ginecológicas, 204 consultas obstetras, 1115 consultas com especialistas, 180 procedimentos da vigilância, 232 viagens para tratamento fora do domicilio, 80 próteses dentárias, 1978 consultas no hospital, 12 internações, 12832 exames laboratoriais, 1360 radiografias, 385 ultrassonografias, 306 eletrocardiogramas e 1107 procedimentos de fisioterapia no período de janeiro a abril de 2017.

“A conferência é o momento dos munícipes colaborarem com as melhorias da cidade, apresentando suas ideias e juntos conquistar, cada vez mais, melhores resultados em nossa saúde” afirmou o secretário.

As conferências de saúde são espaços democráticos para a construção de uma Política de Saúde eficiente e de qualidade. Prevista na Lei, reúne a cada quatro anos representação dos vários segmentos sociais com o objetivo de ouvir a comunidade, os trabalhadores, os prestadores e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para avaliar a situação da saúde municipal e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas para o SUS, visando a construção de uma saúde pública que atenda a todos e todas.

Para melhor metodologia da discussão, a temática foi dividida em três eixos:
Eixo I – Atenção básica: integralidade, média e alta complexidade;
Eixo II – Acesso e atenção de qualidade com equidade;
Eixo III Participação popular na Gestão Pública;
Eixo IV – Financiamento.
A atividade contou com a presença do Prefeito Natinho, Presidente da Câmara Municipal, Dimas Sales, Secretários Waldir Ferreira (saúde), Cloves Andrade (cultura) Gabriela (Executiva), Adilson (Finanças e administração), Alcione Frizone (edudação), Márcia Mendes (Assistência Social), Gilberto Alves (transporte), Evanir Sebastião (Agricultura) Virgilio Garizo (Chefe de gabinete), Tamara Sueli (coordenadora da atenção básica), Juliana (coordenadora odontológica), Fabio Zanetti (Coordenador NASF) e a presidente do Conselho Municipal de Saúde (Katia das Dores de Paula Lisboa Borges), além de enfermeiros, farmacêuticos, agentes de saúde, colaboradores de todos os setores da secretaria de saúde.