icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Alterosa padroniza Informe Epidemiológico

on 24 Fevereiro, 2016

No bairro do Cruzeiro, no município de Alterosa, até o momento, foram confirmados três casos de Dengue por meio do teste rápido e seis pacientes ainda aguardam confirmação laboratorial.

Lembrando que, para confirmação da Dengue ser contabilizada pelo estado e a notificação não ser descartada, o exame laboratorial é imprescindível. Nos outros PSF’s não existem pacientes com suspeita.

Até agora, já foram realizadas 2.355 vistorias em imóveis. Todos os agentes de saúde e endemias estão empenhados para destruir os focos do mosquito na tentativa de reduzir os casos de Dengue.

IMPORTANTE – Deve-se procurar o PSF mais próximo de casa, todas as pessoas que estão sentindo os seguintes sintomas: Febre alta com início súbito (39° a 40°C), forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tontura, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações, dor abdominal (principalmente em crianças). A secretaria de saúde de Alterosa recomenda a população a procurar o enfermeiro de seu PSF para tirar suas dúvidas.

Lembrando que, os moradores que conhecem terrenos baldios que oferecem risco à saúde da população, devem ser denunciados através dos telefones: 3294-1904 ou 3294-1566 ou procure por Joao Paulo Nogueira Fernandes.

“Vamos fazer nossa parte! Reserve 10 minutos para fazer uma limpeza em sua casa, eliminando os focos do mosquito, ensine seus filhos à importância do combate à dengue. Deixe seu lixo fora de casa, jogue nos lixos para o Serviço de Limpeza Urbana recolha”, alerta.