icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas
         

Mapeamento da Estrutura e Organização da Assistência Farmacêutica no Estado de Minas Gerais até 30/09/2019

on 12 Setembro, 2019

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF), está realizando um Mapeamento da Estrutura e Organização da Assistência Farmacêutica em Minas Gerais. Considerando a extensão do Estado, e das distintas realidades municipais, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) solicita a todos os secretários municipais de saúde que realizem o preenchimento da pesquisa, através do link: https://forms.gle/ypdDui9Tfgn1CoDf8 até o dia 30 de setembro de 2019.

A estruturação e organização da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) é uma estratégia para o aumento e qualificação do acesso da população aos medicamentos essenciais. Portanto, o não preenchimento do formulário pode causar danos ao município, uma vez que a ausência de informações poderá comprometer todos os processos do setor, em especial o envio de dados a Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica (BNAFAR).

O mapeamento tem como objetivo:

Aprofundar o conhecimento sobre a estrutura e organização da Assistência Farmacêutica em todos os municípios de Minas Gerais;

Identificar os municípios nos quais a Assistência Farmacêutica consta no organograma das Secretarias Municipais de Saúde;

Identificar os municípios que tem um almoxarifado central, ou seja, uma estrutura única de recebimento e distribuição, bem como entender a realidade dos demais municípios que não possuem esta estrutura;

Mapear todas as farmácias e dispensários, aqui denominados de unidades dispensadoras, do Estado de Minas Gerais que recebem medicamentos oriundos do SUS.

Levantar dados que permitam o correto envio de dados para a BNAFAR, instituída pela Portaria nº 271/2013/GM/MS sendo atualizada posteriormente pela Portaria nº 957/2016/GM/MS e complementada pela Portaria nº 938/2017/GM/MS, sendo hoje regulamentada pela Portaria de Consolidação nº 1/MS, de 28/09/2017.

A partir desse mapeamento será possível atualizar os cadastros de estabelecimento de saúde no SIGAF e reorganizar a rede de solicitação e distribuição de medicamentos por componente, de forma a permitir o correto envio de dados para a BNAFAR e melhor gestão da Assistência Farmacêutica.

Ressalta-se que é necessária a designação de um responsável por este processo pela Secretaria Municipal, pois deve ser preenchido apenas um formulário por município, salvo nos casos especiais constantes no próprio documento.


Para baixar, clique aqui