icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas
         

Encontro Estadual para o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Norte de Minas

on 28 Agosto, 2019

Por Ariane Fernandes

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Ministério da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), foi realizado nos dias 27 e 28 de agosto, no auditório da Faculdade Santo Agostinho, em Montes Claros, o 3º Encontro Estadual para o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Norte de Minas.

68c87d47 aa59 41f9 8c5f 2876a54e9e4e

O evento reuniu gestores e coordenadores de saúde de municípios jurisdicionados às regionais de saúde de Montes Claros, Pirapora Pedra Azul, Unaí e Januária. Na terça-feira (27/08), foram montadas mesas redondas com foco na planificação da atenção à saúde e a integração da Atenção Primária com a Vigilância em Saúde. Também foi apresentada a experiência exitosa do município de Januária, pela coordenadora da ATPS Dayanne Yasmim V. Guedes com o Presidente do COSEMS de Pirapora, Ronaldo Soares Campelo moderando a mesa.

32

Na quarta-feira (28/08), foram realizados três workshops com os temas: Promoção da Saúde na Atenção Primária; Saúde Bucal no Contexto da Atenção Primária e Infraestrutura: Requalifica (construção, reforma e ampliação); Academia da Saúde - Equipamentos e Emendas Parlamentares; Processo de Trabalho da Estratégia de Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde: da prática de integração dos serviços à coordenação do cuidado. Também foi apresentada uma análise qualitativa sobre a atenção primária à saúde em Minas Gerais e uma exposição dialogada sobre a Estratégia e-SUS Atenção Básica, que se constitui em uma iniciativa do Ministério da Saúde para reestruturar as informações em nível nacional.

A coordenadora de ATPS, Thielly C. Aguiar apresentou a experiência exitosa do município de Patis, intitulada: Um lugar para adolescentes na Atenção Primária: A aposta em um grupo educativo e seus efeitos terapêuticos como prática de promoção a saúde e o coordenador de ATPS, Edmar Rocha Almeida relatou sobre a experiência: Gestão e evidência: uma análise qualitativa sobre APS em Taiobeiras.

31

Segundo o Presidente do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva, o Sistema Único de Saúde (SUS), é uma das mais importantes políticas públicas implantadas no Brasil e não se pode permitir que ela seja vilipendiada. “Um dos desafios do COSEMS/MG é fortalecer o SUS, a partir da atenção primária à saúde, por meio do compartilhamento de experiências exitosas já desenvolvidas em várias regiões do país”, ressaltou.

447b4cc2 8678 44f4 ad9c a254e3624400

Fotos: Magali Brito - Fonte: SES/MG