icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas
         

Curso SUS na Prática: Formação Inicial para o gestor municipal

on 26 Agosto, 2019

Por Ariane Fernandes

Por meio de uma grande parceria entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG), foi iniciado na tarde desta segunda-feira (26/08), na sede da escola, em Belo Horizonte, o Curso SUS na Prática: Formação Inicial para o gestor municipal, com o objetivo de oferecer aos secretários municipais de saúde, noções básicas da gestão e organização do Sistema Único de Saúde.

O Presidente do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva, a Diretora Geral da ESP/MG, Lenira de Araújo Maia, o Assessor de Comunicação Social, Jean Alves de Souza e o Servidor Rodrigo Machado, participaram da abertura oficial do curso e deram boas vindas à primeira turma.

IMG 7827

Para a Diretora Geral, Lenira de Araújo Maia, a ESP tem como missão capacitar os trabalhadores do SUS e a parceria com o COSEMS/MG consolida e potencializa o alcance da Escola junto aos gestores municipais de saúde em todo o Estado. “A capacidade de capilarização que o COSEMS possui em atingir os municípios mineiros com a expertise da ESP, em termos de metodologias ativas e de uma formação mais próxima do trabalhador, irá proporcionar uma discussão de temas importantes que os gestores enfrentam todos os dias,” destacou.

Segundo o Presidente Eduardo Luiz, a parceria entre o COSEMS/MG e ESP/MG, é muito importante, pois resgata um dos princípios da instituição de estar sempre comprometido com a informação, capacitação e formação dos gestores municipais de saúde. “Essa parceria entre o COSEMS e ESP é de extrema importância, pois esse curso promoverá uma imersão na gestão municipal do SUS. Apesar do pouco tempo, os gestores irão adquirir conhecimento e descobrir os caminhos para fazer uma gestão mais qualificada em seus territórios. Questione, este é o momento para vocês tirarem suas dúvidas e buscarem este conhecimento tão necessário, para a gestão da saúde em Minas Gerais. Estamos à disposição de vocês”, ressaltou.

O curso SUS na Prática: Formação Inicial para o gestor municipal é uma ação educativa de curta duração, com o intuito de auxiliar os secretários municipais de saúde, nos desafios da gestão, abordando as bases conceituais, princípios, diretrizes e a forma de organização das ações e serviços, redes de atenção e vigilância, planejamento e financiamento, regulação, assistência farmacêutica e judicialização em saúde, além de relatar o papel e a responsabilidade do gestor municipal de saúde, promovendo uma gestão qualificada das Políticas Públicas de Saúde no Estado de Minas Gerais.


IMG 7803IMG 7823IMG 7808

Confira as fotos na íntegra: https://drive.google.com/drive/folders/1ogju5loNBHjVN5_CGWhYAP3RRU0i9NSL?usp=sharing