icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas
         

Visita do Grupo-Executivo do Projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS ao COSEMS/MG

on 23 Agosto, 2019

Por Ariane Fernandes

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) recebeu nesta quinta-feira (22/08), no escritório central, em Belo Horizonte, a visita do Grupo Executivo do Projeto de Formação da Rede Colaborativa para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, formado por representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (CONASEMS), Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), com o intuito de promover uma aproximação e troca de experiências entre as instituições.

Ao longo de todo o dia, a diretoria executiva do COSEMS/MG, área técnica, a Coordenadora Estadual do Projeto Apoiador Nacional, Maria Lúcia Teixeira Leite, os 22 apoiadores da instituição, a Assessora Técnica do CONASEMS, Denise Rinehart, e os Analistas de Projetos do Hospital Oswaldo Cruz do Projeto Rede Colaborativa, Andreza Galli e Leonardo de Oliveira Fontes participaram de uma reunião onde foi apresentado um breve histórico sobre o COSEMS/MG, a composição de diretoria, a real situação do Estado, os objetivos e ações realizadas pela instituição e como se realiza a gestão do SUS em Minas Gerais.

IMG 7703IMG 7753

Durante a reunião, também foi relatado sobre a criação do Projeto Apoiador, em 2009, com o objetivo de buscar enfrentar os problemas advindos da assimetria de informação, fragmentação institucional do COSEMS/MG e fortalecimento da capacidade técnica municipal, hoje estruturado como uma Ação Institucional da instituição. Foram apresentadas as atribuições do coordenador do apoio e dos apoiadores do projeto, o planejamento da equipe de apoio do COSEMS/MG, promovendo troca de sugestões e impressões aprimorando a continuidade do trabalho entre os envolvidos.

Para Andreza Galli, a reunião com a diretoria do COSEMS de Minas Gerais foi fundamental para conhecer a realidade do apoio no Estado. “Ouvir dos gestores a importância do projeto que está implantado há dez anos, e pensar no nosso projeto que é uma iniciativa do Proadi, em parceria do CONASEMS com o Ministério da Saúde e Hospital Oswaldo Cruz, que começou em 2017, foi muito bom, pude entender que estas duas iniciativas se completam,” destacou.

De acordo com a Assessora Técnica do CONASEMS, Denise Rinehart a visitas são realizadas para conhecer as ações dos apoiadores nos territórios que eles estão inseridos. “É um momento extremamente rico de troca de experiências para que possamos aprender o fazer e agir do apoio e compreenda a ação dele com a diretoria do COSEMS e a relação deles com o CONASEMS. Saio daqui com o coração pleno, na certeza que a Projeto Apoiador é uma estratégia realmente acertada para o país inteiro”, afirmou.

O Presidente do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva relatou que a reunião foi importante para criar um alinhamento das metodologias entre CONASEMS, COSEMS e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz no projeto da Rede Colaborativa. “Conversamos sobre diversos temas e a importância do trabalho do apoiador em suas regiões. A diretoria foi unanime em reafirmar a necessidade do apoio nos territórios e reconhecer a grandiosidade e crescimento que as regiões de saúde de Minas Gerais tiveram a partir do trabalho dos apoiadores, garantindo o acolhimento do gestor, com informações pertinentes e essenciais para fazer um bom trabalho para a saúde dos mineiros,” finalizou.

IMG 7779

Para conferir as fotos na íntegra, acesse: https://photos.app.goo.gl/JFUMBeiCYDxTmLzd6