icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas
         

Oficina sobre Territorialização - COSEMS Regional de Barbacena

on 11 Fevereiro, 2019

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) por intermédio do COSEMS Regional de Barbacena realizou na quarta-feira (30/01), no espaço Biocentro Germinar, no município de Ouro Branco, a primeira Oficina sobre Territorialização de 2019 com o intuito de promover aos gestores de saúde uma ampla discussão sobre a elaboração do Planejamento Estratégico Regional e a busca por uma solução para a demora dos exames de apoio e diagnóstico para os pacientes com suspeita ou confirmação de CA.

20190130 102435

O Prefeito de Ouro Branco, Hélio Márcio Campos abriu o evento e se pronunciou quanto a preocupação da Gestão frente à calamitosa situação financeira dos municípios, com os atrasos nos repasses do ente estadual, e a preocupação com a Lei de Responsabilidade Fiscal em razão da jurisprudência do TCE/MG, em relação as despesas com Pessoal pagas com recursos decorrentes de transferências intergovernamentais obrigatórias que devem ser computadas como gastos de pessoal do ente federado que realizou as despesas.

Para iniciar a oficina foi realizada uma reflexão sobre o entendimento conceitual do termo territorialização em saúde para todos os presentes no evento. Em posse dos mapas das regiões de saúde de Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete, os Gestores fizeram o reconhecimento dos pontos e serviços das Redes de Atenção a Saúde, existentes nos municípios. Ao final deste exercício, os Gestores relataram sobre os vazios assistenciais em relação aos portadores de necessidades especiais, a Saúde bucal na Região de Barbacena e na Atenção Secundária. Também foi relatado que a região de Barbacena não possui a Rede de Cuidados para atender os portadores de deficiência.

20190130 13523120190130 135640

Sobre a região de Congonhas e Conselheiro Lafaiete foi informado que a Rede de Saúde Mental está bem estruturada, já em Ouro Branco são oferecidos à população, serviços estruturados com abrangência apenas municipal com hospitais "isolados", trabalhando apenas para a própria população. Outro ponto abordado foi sobre a centralização dos serviços nos pólos.

Para o Presidente do COSEMS Regional de Barbacena e Secretário Municipal de Saúde de Antônio Carlos, Waldir Jorge Ferreira o exercício de reconhecimento do território, trouxe a ele o sentimento de tristeza e solidão, lamentando o não comprometimento e a ausência dos Gestores de saúde nos espaços de discussão, como a oficina sobre Territorialização. "Precisamos da participação de todos para estruturar as Redes", afirma.

Segundo a Apoiadora Regional de Barbacena, Patrícia Cristiane de Gouvêa a oficina reforça o primeiro momento no território, e que assim como o conceito de "território vivo", esse reconhecimento do que temos e de onde queremos chegar deve ser feito rotineiramente para continuarmos a debruçar sobre este tema.

20190130 102602