icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Relatório Detalhado com o Levantamento da Dívida Estadual nos municípios de Minas Gerais

on 09 Outubro, 2017

O COSEMS/MG, em cumprimento ao Art. 2º do seu estatuto, por determinação de sua Diretoria Executiva, e em atendimento à necessidade de uma nova política de transparência e acesso à informação, divulga os relatórios atualizados e detalhados do comprometimento financeiro do Estado em relação aos munícipios mineiros.

O COSEMS/MG acompanha a evolução da dívida estadual nos munícipios desde junho de 2016, momento em que o atraso nos repasses dos recursos estaduais para a execução de políticas públicas de saúde em Minas Gerais se tornou progressivo.

Cada município de Minas possui dois relatórios, um referente à dívida do exercício de 2017, e outro referente ao restos a pagar inscritos em 2017. Ambos relatórios possuem todo o detalhamento necessário para identificação e monitoramento da dívida estadual referente a cada empenho/resolução.

Para saber a dívida total do Estado no município, é necessário verificar os 2 relatórios.

Utilize os links abaixo para acessar os relatórios do seu município. Caso deseje uma visão ampliada dos dados acerca do comprometimento financeiro do Estado, ainda é possível consultar os relatórios consolidados por COSEMS regional e/ou o relatório consolidado da dívida estadual.

 

Relatórios dos Municípios

 

Outros Relatórios

link exercicio 2017   link cosems regional
link restos a pagar   link estadual

 

 No atual momento, a dívida total do Estado para com os 853 municípios de Minas é de R$ 2.447.218.893,46, apurados até 10/09/17.

O COSEMS/MG tem trabalhado no monitoramento e detalhamento da dívida para que os gestores possam acompanhar a discussão de pagamento da dívida, cumprindo as pactuações da CIB, bem como organizar os orçamentos municipais, e assim proteger a saúde de seus cidadãos.