icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Reunião do Comitê Executivo Estadual de Saúde | Pauta: Financiamento da Saúde.

on 06 Outubro, 2017

A Reunião do Comitê Executivo Estadual de Saúde, presidido pelo Desembargador Renato Dresch, que teve como pauta o Financiamento da Saúde, foi realizada em 06 de outubro.

Nesta reunião, o COSEMS/MG pediu pauta para tratar da proposta do Ministério Público de Minas Gerais, sob a forma de Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, que tenciona garantir o financiamento dos hospitais de urgência e emergência.
O COSEMS/MG reiterou que trata-se de uma ação de Estado, e que portanto, deve ser pactuada em CIB e CIT, envolvendo todos os entes, e não demandada unilateralmente aos municípios através de TAC.

Hermógenes Vaneli, vice-presidente do COSEMS/MG, ressaltou o estrangulamento dos municípios com mais essa despesa e o consequente prejuízo na atenção básica, visto que os recursos financeiros dos municípios são finitos, e a aplicação em saúde pelos municípios já ultrapassa os 23%.

Presente nesta reunião, o coordenador do CAO-SAÚDE, Dr. Gilmar de Assis, pediu direito de resposta.

O direito de resposta foi concedido ao coordenador do CAO-SAÚDE, Dr. Gilmar de Assis, e será explanado na próxima Reunião do Comitê Executivo Estadual de Saúde em 10/11/2017.