icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Curso de Capacitação: Inserção dos dados Assistenciais dos Consórcios Intermunicipais de Saúde no SIA/SUS

on 04 Dezembro, 2018

Por Ariane Fernandes

Em uma parceria entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Colegiado dos Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais /Agência de Políticas Pública (COSECS/MG/APP) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), foi realizado nesta terça-feira (04/12), no Auditório da Fundação João Pinheiro, um Curso de Capacitação – Inserção dos dados assistenciais dos Consórcios Intermunicipais de Saúde no SIA/SUS.
O intuito da capacitação, foi contribuir para a implementação da alimentação da produção assistencial no Sistema de Informação Ambulatorial – SIA/SUS pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado de Minas Gerais, de acordo com a Resolução SES/MG n°5.819 de 19 de julho de 2017.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo presidente do COSECS, Narcélio Alves Costa e o Presidente do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva que iniciou sua apresentação relatando sobre a importância de se discutir sobre os Consórcios no Estado de Minas Gerais, ressaltando a seriedade da parceria entre as instituições que tendem a fortalecer com grandes contribuições nos territórios na parte assistencial, aliando questões sobre o Plano Diretor de Regionalização (PDR), potencializando este importante instrumento de gestão e assistência nos territórios mineiros, que são os Consórcios de Saúde. “Nosso Estado tem uma expertise em Consórcios, e não podemos perder isto, o COSEMS e o COSECS trabalharão em parceria para fortalecer cada vez mais o Sistema Único de Saúde (SUS), em Minas Gerais. Este Seminário é necessário, pois é um avanço. Precisamos buscar a produção dos Consórcios para sabermos o quanto os municípios produzem e deixam de computar para entendermos o quanto os territórios gastam com saúde, para haver negociação com o Ministério da Saúde e com o Estado, para que não haja falência nos municípios, uma dura realidade que os gestores de saúde e de Consórcio estão passando no momento”, ressaltou.

IMG 0936


O Presidente Eduardo finalizou sua fala relatando sobre os grandes problemas enfrentados pelos municípios que não estão conseguindo pagar suas contas, o que reflete diretamente na saúde da população, por isso, afirmou ser necessário não apenas chorar pelos problemas, mas buscar por soluções para legitimar todo o trabalho realizado pelos secretários no território.
A Assessora Técnica do COSEMS/MG, Márcia Moreira Morais fez uma palestra sobre a “Interface entre os sistemas de informação em saúde – SIGTAP, CNES e SIA”, e informou que a oficina foi pensada como forma de viabilizar um espaço para discussão e aprimoramento das rotinas de faturamento ambulatorial dos serviços prestados pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais.

IMG 0972


De acordo com Márcia Moreira, em Janeiro de 2018 entrou em vigor a Deliberação CIB/SUS/MG que tornou obrigatória a alimentação do SIA - Sistema de Informação Ambulatorial pelos Consórcios de saúde de nosso Estado. Com essa iniciativa será possível dar luz a um "SUS invisível" de importância extrema no contexto de organização da rede de atenção à saúde, considerando os vazios assistenciais que atualmente são cobertos via consórcio. A partir das informações disponibilizadas no SIA, o montante de serviços realizados pelos Consórcios será conhecido e considerado em instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação dos serviços de saúde de determinado território.

Confira as fotos na íntegra:

https://www.flickr.com/photos/cosemsmg/sets/72157701053716372

Saiba mais com a apresentação realizada pela Assessora Técnica do COSEMS/MG Márcia Moreira Morais:


Para baixar, clique aqui