Ajuda: Posting Topics, Polls and Events

Uma vez que o objectivo dos fóruns é o envio de mensagnes, vamos passar algum tempo a olhar para as várias opções e técnicas disponíveis. Aqueles que estão habituados a usar fóruns, HTML ou código 'bulletin board' podem preferir saltar directamente para o Código 'Bulletin Board' e Smileys.

Por favor tenha em conta que, uma vez que o fórum SMF pode ser altamente customizado pelos seus administradores, a presença de uma funcionalidade nesta documentação não significa necessáriamente que a mesma esteja disponível a todos os usuários em todos os fóruns.

  1. O Básico do Envio de Mensagens
    1. Iniciar um Novo Tópico
    2. Iniciar uma Nova Votação
    3. Colocar um Evento no Calendário
    4. Responder a um Tópico ou Votação
    5. Citar uma Mensagem
    6. Modificar ou Apagar uma Mensagem
  2. Opções de Escrita de Mensagem Normais
    1. Ícone da Mensagem
    2. Código Bulletin Board
    3. Smileys
  3. Tags e Aninhamento (para principiantes)
  4. Opções Adicionais
    1. Notificar-me das respostas.
    2. Voltar ao tópico.
    3. Não usar smileys.
    4. Anexos

O Básico do Envio de Mensagens

Iniciar um Novo Tópico

Navegue até ao fórum onde quer iniciar um novo tópico e clique no botão Novo Tópico (posicionado por padrão no topo e no fundo do fórum, tal como mostrado na Introdução da Ajuda ao usuário), o que nos levará para o ecrã de Início de um novo tópico. Apesar de haverem várias opções disponíveis, as duas mais importantes são o Assunto e a Mensagem (não tem nenhum nome mas é facilmente distinguível pelo seu tamanho). Portanto deve inserir o seu assunto e começar a escrever (ou colar) a mensagem nos respectivos campos. Uma mensagem só será aceite se tiver preenchidos estes dois campos. Quando terminar de escrever a sua mensagem, pode enviá-la clicando no botão Enviar e/ou fazer uma pré-visualização clicando antes no botão Pré-Visualizar, mas há muitas mais opções disponíveis para tornar as coisas um bocadinho mais interessantes.

  • Alguns fóruns mostram a árvore de navegação em cima numa barra horizontal.
  • Alguns fóruns podem estar configurados para mostrar um botão adicional de Verificação Ortográfica juntamente com os botões Enviar e Pré-Visualizar.

Iniciar uma Nova Votação

Uma votação é basicamente um tópico com uma pergunta e várias opções de resposta, e pode ser criada clicando em Nova Votação em vez de clicar em Novo Tópico tal como descrito em cima. Para publicar uma votação é necessário preencher o campo da Pergunta e pelo menos dois campos de Opção juntamente com o Assunto e a Mensagem necessários num tópico normal. Há ainda mais algumas opções que permitem configurar o número de escolhas que um usuário pode escolher para votar, o tempo de duração da votação, se os usuários podem alterar os seus votos e quais as condições que têm que ser cumpridas para que os resultados sejam mostrados. Todas estas opções são auto-explicativas

Para oferecer mais do que cinco opções numa votação, basta clicar em Adicionar Opção as vezes que forem necessárias.

Note que também pode ser possível para alguns usuários em alguns fóruns adicionar sondagens a tópicos já existentes.

Colocar um Evento no Calendário

Se esta opção estiver ativada (não é uma funcionalidade 'standard'), pode colocar eventos selecionando o Calendário no menu principal seguido de Colocar Evento na página do calendário. O que se vê agora é uma página de Início de um Novo Tópico com alguns campos suplementares para o título do evento, data e fórum alvo, que adicionam o seu evento ao calendário e criam um link para uma mensagem nesse fórum.

Responder a um Tópico ou Votação

Responder a um tópico é basicamente o mesmo que iniciar um novo tópico, mas não é necessário adicionar nada no Assunto a não ser que queira alterar o assunto existente. Para votar numa votação, basta selecionar a(s) opção(ões) pretendida(s) e clicar em Votar.

Se a 'Resposta Rápida' estiver ativada, irá aparecer um simples campo de resposta depois das mensagens, mas aqui terá de escrever à mão o Código Bulletin Board e os Smileys se os quiser usar.

Citar uma Mensagem

Para responder a uma mensagem citando-a, pode clicar nobotão Citar na mensagem pretendida e adicionar a sua mensagem à citação ou clicar no botão Responder seguido de Inserir Citação da mensagem pretendida no 'Resumo do Tópico' em baixo, mas tenha em conta que:

  • Ambas as opções adicionam um link para a mensagem original mostrando o nome do autor e a data e hora da mensagem, enquanto que a 'tag' citar do Código Bulletin Board apenas adiciona a citação sem estas informações adicionais.
  • Você pode também manter ou adicionar o atributo do 'autor' independentemente da função de Citação, tal como está demonstrado na Ajuda do Código Bulletin Board do SMF mais abaixo.

Modificar ou Apagar uma Mensagem

Para modificar uma mensagem, clique no botão Modificar e faça as alterações. Note que a maioria dos fóruns está configurado para mostrar a data e hora da última modificação da smensagens, mas os administradores podem permitir um pequeno período de tempo até que estes dados passem a ser registados.

Para apagar uma mensagem, clique no botão Apagar seguido de OK na caixa que aparece com a informação Apagar esta mensagem? Alguns fóruns podem ainda permitir que os usuários apaguem tópicos ou sondagens que tenham iniciado, mas os botões para estas acções estão normalmente no fundo da página.

Opções de Escrita de Mensagem Normais


Ícone da Mensagem:
NegritoItálicoSublinhadoRasurado|Brilho SombraTexto Rotativo|Texto Pré-Formatado Alinhar à Esquerda CentradoAlinhar à Direita|Linha Horizontal|Tamanho do TextoTipo de Texto
InserirFlashInserir ImagemInserir LinkInserir Email Inserir Link FTP|Inserir TabelaInserir Linha da TabelaInserir Coluna da Tabela|ElevadoSubtextoTeletipo| Inserir CódigoInserir Citação|Inserir Lista
Sorridente Wink Cheesy Grin Zangado Triste Chocado Fixe Hein Rodar os Olhos Língua Embaraçado Lábios Selados Indeciso Beijo Chorar

Ícone da Mensagem

Este menu de selecção permite alterar o ícone do assunto da mensagem.

Código Bulletin Board

O Código Bulletin Board (ou BBC) é a ferramenta essencial para formatar e alterar a aparência da sua mensagem. Apesar de afectar o texto da mesma forma como um processador de texto, o campo da Mensagem não mostra imediatamente as alterações efetuadas, por isso tem de pré-visualizar a mensagem se quiser saber qual o aspecto com que vai ficar.

A referência completa do Código Bulletin Board do SMF é mostrada mais abaixo.

Smileys

Os smileys podem ter um papel importante para evocar expressões ou vocalizações que são difíceis de demonstrar usando apenas texto. Tal como a maioria dos fóruns, o SMF fornece um pacote de smileys que podem ser adicionados às mensagens clicando no ícone correspondente. Existe uma opção não usar smileys para aquelas ocasiões em que não quer que as combinações de caracteres sejam convertidas para imagens!

A referência completa dos Smileys do SMF é mostrada mais abaixo.

Tags e Aninhamento (para principiantes)

Antes de listar os Botões BBC disponíveis e a sua função, vamos primeiro imaginar que queremos transformar um texto em negrito. Apesar de podermos começar por clicar no botão B ('Bold' em Inglês) e depois escrever entre as tags criadas, é mais prático começar por escrever primeiro o texto, selecioná-lo e depois clicar no botão. Portanto escrevemos o 'texto', selecionamo-lo e clicamos no botão 'B' o que irá produzir o seguinte: '[b]texto[/b]', que irá aparecer na mensagem desta forma: texto. (Nota: Esta funcionalidade não funciona no browser Opera porque este insere as tags no final do texto.) Da mesma forma, selecionando o '[b]texto[/b]' e clicando no botão I (Itálico) irá produzir isto: '[i][b]texto[/b][/i]', que na mensagem terá este aspecto: texto e introduz o conceito de aninhamento, que significa que cada novo conjunto de tags num caso deste tipo deverá ser visto como uma 'caixa' contendo tanto o texto original bem como todas as tags aplicadas a ele.

Note que as tags BBC também podem ser escritas manualmente em vez de se clicar nos botões.

Opções Adicionais

As seguintes opções podem aparecer por padrão em alguns fóruns, mas podem estar dentro de um painel colapsável/expandível (experimente clicar no link com a seta em baixo!).


+ Opções Adicionais...
 Notificar-me das respostas.
 Voltar ao tópico.
 Não usar smileys.
Anexos:

Tipos de ficheiros permitidos: txt, jpg, gif, pdf, mpg, png
Tamanho máximo permitido: 128 KB

atalhos: pressione alt+s para enviar ou alt+p para pré-visualizar


Notificar-me das respostas

Selecione esta caixa para subrescrever uma notificação de novas respostas a este tópico.

Voltar ao tópico

Selecione esta caixa para voltar ao tópico (em vez de ir para o índice de mensagens) depois de enviar a mensagem (Nota: pode definir esta opção como uma preferência no seu perfil).

Não usar smileys

Selecione esta caixa para prevenir que certas combinações de caracteres na mensagem sejam interpretadas como smileys.

Anexos

Se estiver ativada, esta função permite anexar ficheiros às suas mensagens da mesma forma que costuma fazer com o seu e-mail, assim sendo, apenas tem que pesquisar no seu computador o(s) ficheiro(s) antes de clicar em Enviar. Pode apagar o(s) anexo(s) ou adicionar mais modificando a sua mensagem, mas tenha em atenção o seguinte:

  • Os tipos e tamanhos dos ficheiros permitdos são definidos pelos administradores do fórum.
  • Embora a maioria dos fóruns estejam configurados para apresentar as imagens juntamente com a mensagem, não é possível Pré-Visualizar os anexos, sendo assim, procure e anexe os seus ficheiros imediatamente antes de enviar a sua mensagem.