EXPERIÊNCIA EXITOSA
[ experiência para evento: Normal]

TÍTULO DO TRABALHO

SALA DE SITUAÇÃO EM SAÚDE DE PIRAPORA-MG

AUTORES

CLÁUDIA REGINA RIBEIRO FRANÇA

EIXO DO PACTO PELA SAÚDE

Pacto pela Vida

MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS

PIRAPORA -MG

IMAGEM / FOTO

Crédito: claudia ribeiro

Legenda: sala de situação
Descrição: espaço físico da sala de situação

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

OUTUBRO 2007 A MAIO 2012

INTRODUÇÃO

O município de pirapora,mg investe na idéia sala de situação como alternativa inovadora para contribuir no processo de gestão do dado de informação em saúde. A sala de situação em saúde do município de pirapora disponibiliza informações, de forma executiva e gerencial, para subsidiar a tomada de decisão pela gestão e técnicos gerando a difusão da cultura de conhecimento. é uma ferramenta que favorece o processo de gestão do dado, de informação em saúde, e permite um processo dinâmico de planejamento, intervenção e avaliação. Fornece referencial para projeções e inferências setoriais, além de contribuir para a transparência acerca das ações desenvolvidas na área da saúde. Essa decisão evidencia compreender o caráter estratégico da informação necessária para apoiar as decisões em saúde, com responsabilidade e qualidade, permitindo dessa forma contribuir com a capacidade gestora do município.

OBJETIVOS

*Produzir informações de valor agregado (informações prontas para apoiar o processo decisório) relativas à situação epidemiológica e endêmica do município ;Dar conhecimento aos gestores, técnicos da saúde e a população em geral ;Trabalhar de forma integrada no planejamento e execução de ações que eliminam e/ou reduzem os níveis de riscos sociosanitários;Consolidar a gestão da informação da atenção básica na secretaria municipal de saúde;Informatizar as unidades básicas de saúde;Promover o alinhamento das equipes de saúde sobre o novo modelo de gestão das informações;Trabalhar em parceria com o núcleo de vigilância epidemiológica hospitalar;Alimentar os componentes da rede de atenção à saúde com informações para o planejamento e ações; Monitorar os indicadores de saúde no município;Promover seminários, reuniões com as equipes de saúde dos níveis da atenção primária e secundária e representantes da comunidade;Desenvolver pesquisas na área de saúde em parceria com a UNIMONTES e UFMG;

METODOLOGIA

A metodologia da sala de situação segue basicamente a estrutura do ciclo do PDCA, também conhecido como ciclo de Schewhart ou Deming, espelha o conceito de que a avaliação constante dos processos é a chave para o sucesso de qualquer organização. PLANEJAR(Plan); EXECUTAR(Do); MONITORAR(Check); AVALIAR(Act). Utilizando de instrumentos como planilhas inteligentes, software e sistemas de informações; permitindo assim ação gerencial(medir, comparar e emitir juízo de valor). Seguindo todos os passos descritos abaixo: Análise das informações da saúde - Processos *Coletar dados; *processar dados; *analisar informações; *produzir relatórios; *acompanhar ações; *planejamento ; *avaliação. Cadeia de valor: *realizar vigilância da situação de saúde; *realizar acompanhamento dos indicadores da saúde; *produzir relatórios e recomendações técnicas; *realizar estudos de temas específicos; Roteiro de acompanhamento: *definir indicadores para acompanhamento; *estabelecer rotina para acompanhamento periódico; *realizar acompanhamento periódico; *estabelecer rotina para reuniões periódicas; *realizar reuniões periódicas; *acompanhar ações corretivas e preventivas; Avaliação- Planejamento estratégico Processo de análise crítica: ciclo de melhoria Dia -a- dia: *Coletar indicadores; *Comparar com metas; *Analisar causas; Mensal: *Planos de melhorias; Trimestral ou semestral: *Integrar informações - analisar correlações; *Revisar metas - revisar planos estratégicos. A sala de situação tem um importante papel de analista, ao lidar com os dados factuais e de catalisador, ao estimular a propensão ao planejar, não enfatizando o planejamento ou os planos em si. Sua função é encorajar os gerentes das linhas atuantes a pensar o futuro de forma criativa (pensamento estratégico), garantindo que estes sim estejam ocupados e preocupados com a geração de estratégias.

PRINCIPAIS RESULTADOS/APRENDIZADO COM VIVÊNCIA

Os principais resultados da sala de situação : *Organização do fluxo de informação; *Melhoria na notificação dos dados; *Integração das equipes e gestão; *Descentralização das análises nos níveis de prestação de serviços; *Utilização dos indicadores de saúde para reflexão da prática e tomada de decisão; *Alcance das metas dos indicadores de saúde. Com o intuito de fortalecer as unidades básicas de saúde e a capacidade de respostas às doenças emergentes e às endêmicas, a Sala de Situação, por um lado, serve ao gestor para o seguimento ou avaliação de políticas e programas de saúde; e por outro lado, subsidia a análise nos níveis de prestação de serviços, permitindo um processo dinâmico de planejamento, intervenção e avaliação. Com a melhora nos resultados obtidos, seja por meio de alcance de metas ou pela melhora progressiva dos resultados, a Sala de Situação é considerada uma experiência pioneira e de sucesso perante a SES/MG e alguns gestores e técnicos de saúde de Pirapora. “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.” Deming

NOME DE CONTATO: cláudia regina ribeiro frança
ENDEREÇO DE CONTATO: av otavio carneiro, 1102 - santo antonio
MUNICÍPIO DE CONTATO: 315120 - Pirapora / MG
CEP DE CONTATO: 39270-000
TELEFONE DE CONTATO: (38)3740-6081
EMAIL DE CONTATO: sesau.salasituacao@pirapora.mg.gov.br
DATA E HORA DE CADASTRO: 11/06/2012 / 17:56:22



Para executar esta ação você deve ter em mãos o código do formulário fornecido no ato do cadastramento da experiência e confirmado via e-mail do Contato.