EXPERIÊNCIA EXITOSA
[ experiência para evento: normal]

TÍTULO DO TRABALHO

O PROCESSO DE CONSTRUçãO DOS MAPAS INTELIGENTES EM BRUMADINHO - MG

AUTORES

Júnio de Araújo Alves

EIXO DO PACTO PELA SAÚDE

Pacto pela Vida

MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS

Brumadinho

IMAGEM / FOTO

Crédito:

Legenda:
Descrição: 1ª Mostra Municipal dos Mapas Inteligentes

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

outubro 2010

INTRODUÇÃO

Um dos princípios de organização da atenção primária à saúde é a territorialização e adscrição da clientela. O agente comunitário de saúde (ACS) trabalha com uma área definida é e responsável pelo cadastramento e acompanhamento da população adscrita à essa área. É o elo de ligação entre as famílias e a unidade de saúde. Os mapas inteligentes são ferramentas que ilustram cada microrregião com riqueza de detalhes e proporcionam para a equipe saúde da família (ESF) reflexão para diversas situações de saúde e planejamento de ações. Consideram a geografia e o ambiente, delimitação do território, pavimentação,áreas de risco, malha rodoviária e ferroviária, bem como o perfil populacional envolvendo os problemas de saúde das famílias. Nesse trabalho cada ACS de Brumadinho desenvolveu o mapa inteligente relativo á sua microára de atuação.

OBJETIVOS

- Confeccionar o mapa inteligente de cada microárea do município. - Envolver o ACS e a equipe de saúde no conhecimento de seu território. - Planejar ações de saúde utilizando o mapa inteligente como importante ferramenta de gestão local. - Rever os processos de trabalho a nível local. - Implementar ações de melhoria no atendimento às famílias. - Promover estratégias na prevenção. promoção à saúde e controle das doenças. - Valorizar o trabalho do ACS. - Melhorar os indicadores de saúde. - Acompanhar e monitorar as famílias cadastradas. - Conhecer o desenvolvimento das famílias e do ambiente.

METODOLOGIA

PRINCIPAIS RESULTADOS/APRENDIZADO COM VIVÊNCIA

Foi de extrema importância a confecção dos mapas inteligentes, pois alguns ACS desconheciam a maneira adequada de sua construção e puderam assim conhecer melhor sua microárea de atuação e visualizar os problemas existentes em conjunto com toda a equipe de saúde da unidade. Alguns desafios a serem superados são a padronização na confecção dos mapas, recursos financeiros e espaço adequado dentro das unidades saúde da família. A exposição em local apropriado propicia facilita o acompanhamento e monitoramento das famílias, bem como o planejamento das ações de saúde. Concluímos que os mapas inteligentes são importantes ferramentas de gestão, para nortear a organização dos processos de trabalho na equipe de saúde, pois considera o ambiente e o perfil populacional de cada região. Essa organização local reflete diretamente na melhora dos indicadores de saúde e um melhor atendimento às famílias.

NOME DE CONTATO: Júnio de Araújo Alves
ENDEREÇO DE CONTATO: Av. Nossa Senhora do Belo Ramo, 350 - Bairro Jota
MUNICÍPIO DE CONTATO: 310900 - Brumadinho / MG
CEP DE CONTATO: 35460-000
TELEFONE DE CONTATO: (31)3571-3020
EMAIL DE CONTATO: joycersousa@yahoo.com.br
DATA E HORA DE CADASTRO: 04/05/2011 / 12:54:18



Para executar esta ação você deve ter em mãos o código do formulário fornecido no ato do cadastramento da experiência e confirmado via e-mail do Contato.