EXPERIÊNCIA EXITOSA
[ experiência para evento: normal]

TÍTULO DO TRABALHO

A CRIANçA DE HOJE SERá O IDOSO DE AMANHã

AUTORES

Maria Marta Rodrigues Pereira, Nelma Maria da Silva

EIXO DO PACTO PELA SAÚDE

Pacto pela Vida

MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS

Passa Quatro / MG

IMAGEM / FOTO

Crédito:

Legenda:
Descrição:

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

25 de abril a 30 de abril

INTRODUÇÃO

"Respeitar o idoso é respeitar a si mesmo”, termo muito conhecido, mas que não é valorizado nem colocado em prática. No Brasil, o descaso, o preconceito, a dificuldade no acesso a serviços primários são os principais fatores que causam sofrimento naqueles que rumam a uma nova fase da vida: a terceira idade. Hoje, temos 18 milhões de pessoas com mais de 60 anos, que representa 10% da população, mas a expectativa é que até 2025 teremos mais de 30 milhões, segundo a Organização Mundial de Saúde. Este aumento exacerbado no número da população adulta acima de 60 anos é reflexo da baixa natalidade e da evolução na expectativa de vida que, atualmente, atinge a média de 68,6. Cerca de 2,5 anos a mais do que nos anos 90. Com estes índices, fica evidente a necessidade do avanço nas políticas públicas de inclusão para proporcionar um envelhecimento bem sucedido. Para tanto, algumas ações foram criadas, como: transporte púbico gratuito e os núcleos de convivências para o idoso. Mesmo assim, a situação dos mais velhos no Brasil é bastante crítica. Respeitar o idoso é reverenciar a experiência de vida, o conhecimento, a sabedoria acumulada de quem viveu e aprendeu, de quem sofreu, de quem tem um passado e uma história, de quem colaborou com a construção desse mundo e de quem deu a vida a quem hoje é jovem. Respeitar o idoso é preservar nossa memória, aceitar o futuro e reconhecer o passado. O lugar destinado ao idoso em nossa sociedade se expressa na educação que damos a nossas crianças e alunos.

OBJETIVOS

• Realizar um Concurso de Frases para os escolares, com o tema “Dignidade da Pessoa Idosa”, tendo como meta a conscientização das crianças e pré-adolescentes da importância do respeito para com a população da terceira idade; • Introduzir uma nova visão com relação aos escolares para o respeito com o idoso a fim de torná-los adultos multiplicadores dessa temática; • Levar até os pais desses escolares através do concurso realizado, o incentivo de que os filhos cuidem bem de seus pais, • Fazer a premiação dos alunos que tiverem suas frases escolhidas através de primeiro, segundo e terceiro lugar.

METODOLOGIA

• Utilização da letra da musica Couro de Boi (Palmeira e Teddy Vieira), • Seleção de 10 frases pelas professoras envolvidas com as turmas escolhidas, • Escolha posterior das 3 frases que receberam os prêmios respectivos ao primeiro, segudo e terceiro lugar, • Utilização de faixas que serão colocadas em pontos chaves do município para divulgação, • Utilização de carro de som informando a população sobre o projeto, juntamente com frases de conscientização com a reprodução da música tema, • Homenagem ao idoso com a idade mais avançada residente no município, • Recurso financeiro para a premiação dos colocados no concurso das frases escolhidas na seleção, • Abertura da Campanha de Valorização da Saúde da Pessoa Idosa, com a homenagem simbólica as mães de um flor e aos pais de uma caneta com uma mensagem, • Apresentação de um Teatro que tem como tema a Cultura Africana, onde mostra o respeito desses povos pela pessoa idosa, • As frases trabalhadas tiveram embasamento na musica que segue abaixo: LETRA DA MÚSICA COURO DE BOI COMPOSTA POR PALMEIRA E TEDDY VIEIRA Couro de Boi Palmeira e Teddy Vieira - Gravação de Luizinho, Limeira e Zezinha Conheço um velho ditado Que é do tempo do zagais Diz que um pai trata dez filhos Mas dez filhos não trata um pai Sentindo o peso dos anos Sem podê mais trabalhar O velho peão estradeiro Com o seu filho foi morá E o rapais era casado E a mulher deu de implicar Você mande o velho embora Se não quiser que Eu vá E o rapais coração duro Com o velhinho foi fala. Para o senhor se mudar Meu pai Eu vim lhe pedir Hoje aqui da minha casa O senhor tem que sair Leva este couro de boi Que Eu acabei de curtir P'ra lhe servir de coberta Aonde o senhor dormir. O pobre velho calado Pegou o couro e saiu Seu neto de oito anos Que aquela cena assistiu Correu atrás do avô Seu palitó sacudiu Metade daquele couro Chorando ele pediu. O velhinho comovido P'ra não ver o neto chorando Partiu o coro no meio E ao netinho foi lhe dando O menino chegou em casa Seu pai foi lhe perguntando P'ra que você qué esse couro Que seu avô ia levando. E o menino respondeu Um dia vou me casar O senhor vai ficar velho E comigo vem mora Pode ser que aconteça De nóis não se combinar Esta metade de couro Vou dar pro senhor levar.

PRINCIPAIS RESULTADOS/APRENDIZADO COM VIVÊNCIA

O presente projeto teve como objetivo, conscientizar nossas crianças sobre a importância do respeito que deve ser dispensado à população da terceira idade. Ensinar e estimular crianças e jovens que conviver com os idosos pode ser positivo para ambos: aos mais novos, para que aprendam sobre a vida e a importância dos vínculos afetivos e dos compromissos assumidos, e aos idosos, para que ganhem um sopro de alegria, de entusiasmo, de esperança. Devemos nos, também como profissionais de saúde e professores ensinar a nossas crianças a dignidade que o idoso merece, pois respeitar os idosos é aceitar o próprio futuro. Sensibilizar a população da importância do respeito à pessoa idosa. Trabalhar os profissionais da educação para incorporação de atitudes que valorizem a dignidade da pessoa idosa no âmbito escolar, juntamente com a conscientização dos alunos para este tema de importante relevância.

NOME DE CONTATO: Maria Marta Rodrigues Pereira
ENDEREÇO DE CONTATO: Francisco Saulle, 107
MUNICÍPIO DE CONTATO: 314760 - Passa Quatro / MG
CEP DE CONTATO: 37460-000
TELEFONE DE CONTATO: (35)8411-8188
EMAIL DE CONTATO: martarpfisio@yahoo.com.br
DATA E HORA DE CADASTRO: 20/04/2011 / 08:59:44



Para executar esta ação você deve ter em mãos o código do formulário fornecido no ato do cadastramento da experiência e confirmado via e-mail do Contato.