Acesso Restrito

Clique em acessar para entrar ou criar uma conta.

Instale o Flash Player para ver este banner
Para visualização correta deste site é necessário o Flash Player. Instale agora clicando em Instale o Flash Player, no link acima.
Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais
COSEMS/MG

Estudos

IV Curso de Atualização de Epidemiologia Aplicada à GestãoImprimirE-mail
Seg, 24 de Outubro de 2011 15:36

O “IV Curso de Atualização de Epidemiologia Aplicada à Gestão”, que tem como objetivo fortalecer a gestão de municípios para aperfeiçoamento do processo de descentralização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, mediante apoio técnico e capacitação de profissionais, teve sua aula inaugural no dia 24 de outubro, na Faculdade de Medicina da UFMG. Foi com emoção que o coordenador do Curso, Antônio Inácio Loyola, parabenizou o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), pela mobilização de fazer com que o Curso voltasse a acontecer em 2011. Procurado pela FIOCRUZ há cerca de 1 mês, o Colegiado fez uma intensa movimentação junto aos municípios mineiros para a formação de uma nova turma de 25 alunos.

Promovido pela FIOCRUZ/UFMG com o financiamento do Ministério da Saúde, o Curso se divide em III módulos. Nos módulos I e II – EPIDEMIOLOGIA GERAL serão fornecidos aos alunos as bases teórico-práticas para o monitoramento de doenças, a identificação de problemas emergentes, planejamento e avaliação dos serviços de saúde, bem como identificação de problemas que devam ser estudados como metodologia analítica. Já no módulo III - GESTÃO os alunos irão conhecer as bases teóricas e legais do Sistema Único de Saúde e a legislação específica sobre Vigilância em Saúde. Ao término deste módulo, os alunos vão conhecer os fundamentos, princípios e objetivos do SUS; a necessidade de pactuação entre as esferas de governo na sua implementação; o processo de descentralização das ações da vigilância em saúde e a PPI/VS como seu instrumento político, técnico e operacional..